O que é Páprica


  • 26/02/2019

Páprica será a segunda especiaria que irei abordar na Temperos e Condimentos daqui do Cozinha da Robs.

Conforme disse, quando falei do Curry , darei algumas explicações, dicas e algumas receitas do que uso normalmente em minhas receitas e que acabam dando aquele “UP” e um sabor mais que especial.

Espero que vocês gostem e que compartilhem comigo suas dúvidas e dicas!

Então, vamos a Páprica ou Paprica:

 Muita gente já conhece essa especiaria que é a Páprica. Mas, sei que alguns não tem ideia do que é e não sabem como usar. Então, a páprica é um pó vermelho feito a partir do pimentão ou de pimentas, ambos secos e moídos. Para produzir a páprica doce, boa parte das sementes do pimentão é retirada, enquanto na páprica picante quase todo o fruto é utilizado. Ambas são de cor vermelha e muitas vezes confundida com o colorau. Mas é bom ressaltar que o colorau aqui no Brasil é feito com uma semente chamada urucum.
A páprica é muito utilizada na culinária do Continente Asiático (como na Índia por exemplo).

Vou falar um pouquinho do que acho de cada uma:

 Páprica Doce:

Tem um sabor mais leve e adocicado, gosto muito de usar para preparar aves. Então, se você gosta de sabor mais suave, recomendo que use esta.

Páprica Picante:

Com sabor mais pronunciado e bem picante, acho ótima para usar em carne bovina e suína.

Defumada:

Tem nas duas versões (doce e picante) e confesso que é a páprica que mais uso e que mais gosto. Tenho aqui em casa das duas e uso com frequência nas receitas que preparo.
A Páprica para mim é mais um trunfo na cozinha para deixar os pratos saborosos e coloridos. Por ter um sabor específico, combina facilmente com muitos alimentos como carne, peixes, aves, molhos e legumes. Já fiz algumas receitas que estão aqui no blog onde usei a Páprica.
 

Receitas já postadas:

Onde encontro esta especiaria?

Sei que vários de vocês devem estar se perguntando isso. Você encontra nos supermercados (normalmente nos maiores) na seção de condimentos, em feiras livres ou mercados. Aqui em BH compro no Supermercado Verdemar, na Loja Divino Grão ou no Mercado Central.

Normalmente é vendido no peso e de acordo com o tipo o preço varia, mas como normalmente compra-se gramas, não custa caro. A última vez que comprei paguei R$2,54 em 100 g de páprica doce defumada ( já adianto que esta quantidade rende por muito tempo, pois em cada receita que faço uso normalmente uma colher de chá).

Importante:

  • O preço da páprica varia conforme o tipo. Normalmente, a doce é a mais barata e a defumada mais cara.

Gostou da explicação? Ficou com alguma dúvida sobre o que foi dito? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


O que é Lemon Pepper

O que é Lemon pepper será o assunto do post de hoje. Sabemos que os temperos naturais oferecem uma alternativa saudável no preparo dos alimentos. P ...

25/03/2019
O que é Curry

Curry será a primeira especiaria que irei abordar nesta nova Categoria daqui do Cozinha da Robs! A partir de hoje postarei na Temperos e Condimento ...

01/01/2019
o que é Noz Moscada

O que é Noz Moscada será o assunto do post de hoje. Já sabemos que os temperos naturais oferecem uma alternativa saudável no preparo dos alimentos ...

09/07/2019

Parcerias