O que é Curry


  • 01/01/2019

Curry será a primeira especiaria que irei abordar nesta nova Categoria daqui do Cozinha da Robs!

A partir de hoje postarei na Temperos e Condimentos explicações, dicas e links de algumas receitas com os Temperos e Condimentos que normalmente uso em minhas receitas.

Afirmo com toda certeza que esses ingredientes favorecem diminuir a quantidade de sal nos alimentos e de dão  aquele “UP” no prato trazendo um sabor mais que especial!

Espero que vocês gostem e que compartilhem comigo suas dúvidas e dicas e com seus amigos os posts!

Então, vamos ao Curry:

Considerado uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que variam conforme a região onde foi produzido. Entre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes proporções.

O pigmento que dá a coloração amarela ao curry é chamado de curcumina. A curcumina é um importante antioxidante (protege as células dos danos causados pelos radicais livres) e por isso previne o envelhecimento celular e nos protege de várias doenças (cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças neuro-degenerativas como  Alzheimer e Parkinson). Ela ainda possui efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antivirais. Dizem que basta acescentar 1 colher de chá ao dia para se proporcionar diversos benefícios à sua saúde.

O Curry para mim é um trunfo na minha cozinha para deixar meus pratos exóticos e coloridos. Por ter um sabor pronunciado, combina facilmente com muitos alimentos como carne, peixes, massas e legumes. Já fiz algumas receitas que estão aqui no blog onde usei o Curry.

Receitas já postadas:

Sobrecoxas / Coxas assadas ao curry

Filé de frango com suco de laranja e curry

Bacalhau cremoso da Tia Preta

Arroz com alho poró e cenoura

Frango cremoso com curry

Frango assado com bacon

Dica:

  • Sempre coloco uma colher de chá na água fervente quando cozinho macarrão para servir com molho branco. A massa acaba absorvendo um pouquinho do sabor da especiaria e a massa fica com uma cor mais amarelada. Recomendo que experimentem e depois me contem se gostaram.
  •  Gosto de acrescentar também na batata quando vou fazer purê ou mesmo quando estou fazendo refogadinha com carne moída.

Onde encontro esta especiaria?

Sei que vários de vocês devem estar se perguntando isso. Você encontra nos supermercados (normalmente nos maiores) na seção de condimentos, em feiras livres ou mercados. Aqui em BH compro no Supermercado Verdemar ou no Mercado Central.

Normalmente é vendido no peso e de acordo com o tipo o preço varia, mas como normalmente compra-se gramas, não custa caro. Pago em média R$4,00 por 150 g (e já adianto que esta quantidade rende por muito tempo).

Espero que tenham gostado do post!

Beijinhos!!!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


O que é Lemon Pepper

O que é Lemon pepper será o assunto do post de hoje. Sabemos que os temperos naturais oferecem uma alternativa saudável no preparo dos alimentos. P ...

25/03/2019
O que é Páprica

Páprica será a segunda especiaria que irei abordar na Temperos e Condimentos daqui do Cozinha da Robs. Conforme disse, quando falei do Curry , ...

26/02/2019
o que é Noz Moscada

O que é Noz Moscada será o assunto do post de hoje. Já sabemos que os temperos naturais oferecem uma alternativa saudável no preparo dos alimentos ...

09/07/2019

Parcerias