O que não pode faltar na Mesa Posta


  • 25/01/2020

Hoje irei falar neste Post sobre itens e artigos, ou seja, o que não podem faltar em uma mesa posta.

Ah, mas se ainda não viu o primeiro Post desta série sobre Mesa Posta clique aqui.

Antes de falar sobre o que não pode faltar em uma mesa posta preciso falar sobre duas coisas que irão definir o que será utilizado para a sua composição.

Primeira definição: qual será a ocasião (café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar).

Segunda definição: qual será o cardápio, pois para cada tipo de refeição existem talheres, copos e pratos específicos.
Definindo a ocasião e o cardápio ficará mais fácil saber o que será colocado sobre a mesa!

Mas de modo geral, alguns itens são coringas e sempre serão utilizados em qualquer ocasião e cardápio. Por isso, é importante tê-los em seu “enxoval” de Mesa Posta.

Abaixo segue uma lista com itens que certamente julgo indispensáveis para uma mesa posta.

Toalha de mesa ou jogo americano e sousplat

Primeiramente, você pode optar por ter apenas um ou os três e aos poucos você vai adquirindo outras peças.

Toalhas de mesa: elas são um verdadeiro coringa na mesa posta, então sugiro que invista em uma de tecido de preferências os que não ficam deslizando na mesa. As cores claras são mais indicadas por serem neutras, mas nada impede que compre um tom mais forte ou uma toalha estampada. O único cuidado que deverá tomar é que optando por toalha de cor forte ou estampada é necessário ficar atento ao restante da decoração para não sobrecarregar visualmente a mesa.

Jogos americanos: eles podem ser usados no lugar da toalha de mesa. Eles delimitam o espaço da mesa, então se sua mesa for para 6 pessoas, você colocará 6 jogos americanos em sua mesa. Eles podem ser iguais ou de estampas diferentes, caso deseje uma mesa mais descontraída. Mas é importante que eles combinem entre si.

Sousplat: leia-se suplá. Eles servem apenas para ficarem embaixo do prato raso da refeição principal. Então, segundo as regras de etiqueta não é indicado colocar sousplat embaixo de um prato de sopa ou mesmo de sobremesa. A dica é a seguinte: se for servir uma sopa e quiser usá-lo, coloque o prato raso sobre o sousplat e o prato de sopa sobre o prato raso e aí estará perfeito.

Observações importantes:

  • Você deve optar por usar toalha de mesa ou jogo americano, pois os dois tem a mesma função em uma mesa posta.
  • O sousplat pode ser colocado diretamente na mesa sem que haja uma toalha de mesa embaixo ou mesmo um jogo americano.
  • Se for usar o sousplat em sua mesa é recomendado retirá-lo quando for servir a sobremesa.
Pratos

Qualquer refeição precisa de pratos, então recomendo que invista em pratos rasos grandes para refeição, rasos pequenos para sobremesa que também podem ser usados para os petiscos e fundos para sopas e cremes. Escolha os de porcelana ou os de cerâmica e de preferência brancos ou de cor clara sem estampa se estiver começando a comprar. Compre pelo menos a quantidade que irá compor a sua mesa. Por exemplo: se você tem uma mesa de 6 lugares, adquira pelo menos 6 unidades iguais de cada modelo.

Digo para escolher pratos de cor branca ou as cores claras por serem neutros e te permitirem inúmeras decorações e composições em sua mesa posta.

Talheres

Assim como os pratos, os talheres são indispensáveis para uma mesa posta, da mais simples a mais sofisticada. A principio, forme um conjunto básico com facas, garfos e colheres.

Facas: maiores para as refeições e menores para sobremesa e petiscos.

Garfos: maiores para as refeições e menores para sobremesa e petiscos.

Colheres: maiores para as sopas e cremes, médias para a sobremesa e pequenas para chá.

Depois, aos pouquinhos, vá inserindo outros talheres, como os próprios para peixe e para carne vermelha.

Copos e Taças

As taças e os copos entram nesta lista de indispensáveis, pois eles sempre estarão presentes na mesa nem que seja para água.

Copos: eles fazem parte do nosso dia a dia e por esse motivo fica até mais fácil colocá-los na mesa. São perfeitos para servir água, suco, refrigerantes e até cerveja. O recomendado é que quando usados em uma mesa posta é que todos sejam iguais.

Taças: as regras de etiqueta definem três tipos de taças para a mesa posta que são: taça para vinho tinto, taça para vinho branco e taça para água. É preciso ter todas elas? A resposta dependerá do menu que planejou e de quais bebidas irá servir (falarei detalhadamente sobre isso em outro Post). Mas, como estamos falando de um enxoval básico de mesa posta, recomendo que tenha ao menos taças para água e taças para um tipo de vinho.

Como existem vários tipo de copos e taças, farei um Post falando um pouco sobre esses tipos e para que serve cada um.

Xícaras e pires

As xícaras com pires também são importantes para uma mesa posta, especialmente para o café da manhã, brunch ou lanche da tarde. Nesses casos, utilizam-se as xícaras médias para o café e chá com os respectivos pires.

Já para as refeições principais, algumas pessoas gostam de tomar um cafezinho e neste caso deve-se usar aquelas xícaras pequeninas com seus respectivos pires.

Guardanapos

Para uma mesa posta podemos usar tanto o guardanapo de tecido como os guardanapos de papel.

Guardanapos de tecido: se desejar uma mesa mais elegante, sugiro que tenha um conjunto de guardanapos de tecido e de preferência branco (caso esteja começando seu enxoval de mesa posta). Eles são mais fáceis de lavar e permitem várias combinações de cores em sua mesa. Gosto muito de colocá-los sobre o prato com porta guardanapos como o da foto abaixo. Farei um post explicando como usar e mostrarei alguns modelos que tenho aqui.

Guardanapos de papel: este sem sombra de dúvidas são os mais versáteis e mais práticos de se utilizar em uma mesa posta. Já fiz um Post falando somente deles e como utilizar. Se ainda não viu ou quer rever basta clicar a seguir Guardanapos de papel na mesa posta.

Nossa, quanta coisa foi dita neste Post, não é? Espero que você tenha gostado e que as informações tenham sido úteis!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o que foi dito? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me (se estiver usando o celular) para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até o próximo post!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Coleção My Lovely Kitchen

Gente, estava dando uma voltinha pelos corredores da Verdemar (um supermercado que “Amo de Paixão”) e me deparei com essas belezuras. Se trata ...

04/11/2011
Polpa de maracujá casiera

Polpa de maracujá será a dica do post de hoje. A polpa de maracujá caseira foi criada por causa da maternidade que me trouxe várias questões nutr ...

02/04/2018
Como gelar bebidas mais rápido

Feriadão…. Quer latas de bebidas geladas em poucos minutos? Siga esta dica que funciona. Coloque gelo (umas 3 formas de 24 unidades) dentro de um r ...

07/06/2012

Parcerias