Posso Congelar Bolo?


  • 02/05/2022

Quantas vezes me fiz essa pergunta : “será que posso congelar bolo?”

Te conto que a resposta veio após um aniversário aqui em casa onde sobrou uma quantidade considerável de bolo e que não quis correr o risco de que ele estragasse.

Foi depois dessa vez que descobri que podemos congelar qualquer bolo, principalmente os de aniversário que são mais molhadinhos e com recheio.

Neste post, vou falar sobre como congelo os bolos de aniversário que sobram aqui em casa.

Quem me acompanha lá no Instagram – Cozinha da Robs sabe que desde que mudamos para os Estados Unidos eu faço todos os bolos de aniversário daqui de casa (apesar de confeitaria não ser a minha “praia”). E como aqui nosso grupo de amigos é mais restrito, sempre sobra bolo de aniversário para congelar.

Já adianto que o bolo sendo de caixinha ou de massa caseira, mantém o seu sabor e textura.

Veja o meu passo a passo:

1- Corto o bolo em fatias, na maioria das vezes em fatias finas.

2- Embalo todas as fatias em um plástico/papel filme individualmente.

3- Armazeno em uma vasilha que possa ir ao freezer.

4- Guardo no freezer por até 4 meses. Digo 4 meses porque foi o máximo de tempo que ficou no freezer daqui de casa.

Como descongelar:

1- Na maioria das vezes deixo ele descongelar em temperatura ambiente. Dependendo do clima não leva 30 minutos para estar descongelado e bem geladinho.

2- Você pode levar ao microondas por alguns segundos (10/15 segundos) e avaliar se está bom para saborear. Mas, cuidado para ele não esquentar e o recheio e a cobertura derreter.

bolo congelado

Bolos caseiros e de caixinha:

Também tenho o hábito de congelar esses bolos doces e salgados (muffins), só que ao invés de congelá-los individualmente, congelo em saquinhos tipo zip loc. Sempre coloco as fatias ou pedaços um ao lado do outro para que não grude e vou retirando de acordo com o que irei consumir. Mas você pode congelá-los em vasilhas conforme a foto, mas sempre um ao lado do outro para que não grudem e você tenha que descongelar mais do que um pedaço ou unidade.

O descongelamento é da mesma maneira que o bolo de festa. Alguns bolos que ficam mais secos quando estão frescos (tipo de bolo de fubá), pela minha percepção, ficam mais úmidos depois de descongelados.

A durabilidade de um bolo caseiro, é de aproximadamente três meses. Já congelei por mais de três meses e achei que perdeu na qualidade do sabor.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida em alguma receita? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me (se estiver usando o celular) para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até o próximo post!

Comentários

Um comentário em “Posso Congelar Bolo?”

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Cravo da índia – Truques na cozinha

Cravo da índia, um aliado para espantar as formigas e o cheiro de fritura da cozinha. No post de hoje recordarei dois truques que tenho utilizado mui ...

23/08/2016
Bacalhoada do Edu

Bacalhoada do Edu será a receita do post de hoje. Pessoal, esta receita veio direto da cozinha de um leitor muito querido e está perfeita para a sem ...

10/04/2017
Férias!!!

Pois é gente, nem estou acreditando que este dia tão esperado, por mim e pelo filhote, chegou. Como estou necessitada de descanso!!!  Ficarei uma ...

08/06/2012

Parcerias