o que é Noz Moscada


  • 09/07/2019

O que é Noz Moscada será o assunto do post de hoje.

Já sabemos que os temperos naturais oferecem uma alternativa saudável no preparo dos alimentos. No entanto, muitas vezes eles substituem o sal e os temperos industrializados.

Normalmente, utilizo condimentos aqui em casa para realçar o sabor dos alimentos e até para dar um toque especial. No entanto, até falei aqui no blog sobre a Páprica , o Curry e o Lemon Pepper que são condimentos que gosto bastante.

Uso a noz moscada aqui em casa a muito anos e confesso que adoro o aroma e sabor incrível que ela traz aos pratos que preparo!

Andei lendo que é uma das especiarias mais admiradas e que um terço do mundo cultiva esta bolinha de sabores e encantos. A noz moscada normalmente nos traz um momento de silêncio ao ouvir o barulhinho que ela faz ao ser ralada. Traz também uma respirar profundo ao sentir o seu aroma! Huuuumm!!! E sim, ela dá aquele toquezinho especial ao purê de batatas, ao molho branco, ao molho de queijo, ao peixe e a tantas outras receitas.

Informações:

De onde vem: A noz moscada é originária da Indonésia, a moscadeira é uma árvore que tem em média 15 m de altura. Produz um fruto parecido com o damasco em forma e tamanho. Quando ele amadurece, se parte ao meio revelando a noz em seu interior. Ao ver o fruto da moscadeira aberto, percebe-se que a noz está envolta por uma membrana de cor avermelhada (chamada de macis/mace), as duas são separadas e postas para secar separadamente.

A noz moscada comprada em pó é a mesma coisa? Para mim não. Acho ela mais fraca em sabor e praticamente não tem aroma. Então recomendo comprar as sementes e moer na hora que for usar. Garanto que não dá trabalho, pois usa só um pouquinho em casa receita por seu sabor ser bem acentuado.

Normalmente, ralo um pouquinho coloco na receita, misturo e provo, e caso precise de mais, ralo mais um pouco.

Certamente, este condimento é um dos meus curingas na cozinha!

Segue abaixo algumas receitas que estão aqui no Blog feitas usando Noz Moscada:

Enfim, essas são apenas algumas receitas e você pode ousar e experimenta no que achar que dará certo. Aventure-se, pois assim descobrirá novos sabores!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me (se estiver usando o celular) para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até o próximo post!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


O que é Lemon Pepper

O que é Lemon pepper será o assunto do post de hoje. Sabemos que os temperos naturais oferecem uma alternativa saudável no preparo dos alimentos. P ...

25/03/2019
O que é Curry

Curry será a primeira especiaria que irei abordar nesta nova Categoria daqui do Cozinha da Robs! A partir de hoje postarei na Temperos e Condimento ...

01/01/2019
O que é Páprica

Páprica será a segunda especiaria que irei abordar na Temperos e Condimentos daqui do Cozinha da Robs. Conforme disse, quando falei do Curry , ...

26/02/2019

Parcerias