Bacalhau cremoso com batata


01:00
Fácil

Bacalhau cremoso com batata será a receita do post de hoje.

Cozinheiros de plantão, essa é a minha receita de toda quaresma e de todas as vezes que tenho vontade de comer bacalhau, aqui em casa. Tirando a parte de dessalgar o bacalhau que é meio chatinha para mim, ela é super fácil de fazer e fica uma delícia!

Esta receita rende 4 porções bem servidas e pode ser servida com arroz branco ou comer pura por ter a batata.

Ótimo para servir em um jantar ou no almoço como prato principal e super… super… super saboroso. Eu e Renato adoramos!
Ingredientes
2 postas médias de bacalhau (cerca de 400g)
500g de batata cortadas em cubos
2 caixas de creme de leite ou lata sem o soro
3 cebolas médias picadinhas
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
4 colheres (sopa) de azeite para refogar
300ml da água em que o bacalhau foi cozido
Salsinha a gosto
Modo de preparo

Coloque as postas em um recipiente plástico com tampa, 24 horas antes do preparo, encha-o de água gelada. Troque a água por 2 vezes para que o bacalhau não fique salgado. Cozinhe o bacalhau após a retirada do sal por 5 minutos em água fervendo. Reserve 300 ml desta água. Retire todos os espinhos e pele do bacalhau, desfie e reserve. Frite toda a batata e coloque-as em papel absorvente. Em uma panela grande coloque o azeite, a cebola e refogue-a, em seguida coloque o bacalhau e a água, misture bem. Acrescente a noz moscada a gosto e prove para saber se o tempero está bom, caso não esteja, adicione mais sal. Com o fogo bem baixo despeje o creme de leite, misture e desligue o fogo. Coloque toda a batata frita e misture delicadamente mais uma vez. Está pronto, coloque em um refratário e sirva.

Observações:
  • Pode ser feito com bacalhau fresco, mas é necessário cozinhar menos tempo e misturar com mais cuidado, pois o bacalhau fresco é mais macio e pode desmanchar todo.
  • Os cubos de batata podem ser fritos no óleo ou feito na air fryer. Ultimamente, tenho feito somente na air fryer.

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta