O copo certo para a bebida certa


  • 09/02/2020
Este é mais um post da série Mesa Posta. Se você ainda não conhece esta série de posts clique no link a seguir: O que é Mesa Posta.
 Certamente, este post sobre o Copo certo para a bebida certa é totalmente direcionado para alguns amigos e para as pessoas que têm dúvidas sobre copos e taças em geral.
 
Queridos, espero que este post seja esclarecedor e ajude bastante!
 
Taças de vinho:
 
(1) tintos encorpados pedem modelos grandes;
(2) estreitas e altas são ideais para espumantes;
(3) brancos encorpados precisam de modelos de tamanho médio;
(4) este é um dos copos mais comuns, perfeito para tintos leves;
(5) taças menores são indicadas para bebidas licorosas, como o xerez e o vinho do Porto;
(6) uma taça intermediária, ideal para o rosé.
 
 
Taças / Copos de cerveja:
 
 

 

LAGER (chope)
Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa. A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.
 
WEIZEN (cerveja de trigo)
Como o próprio nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. E como são altos, possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500ml sejam colocados no copo, incluindo o fundo com as leveduras, e ainda sobre espaço para a espuma, como manda a tradição do estilo.
 
TULIPA
Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.
 
PILSEN
Nós, brasileiros, o chamamos popularmente de “tulipa”. Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.
 
TAÇA
Não estão ligadas a nenhum estilo em específico, mas são cada dia mais usados com cerveja, seja pela elegância que confere, seja pela ergonomia que oferecem. Taças de vinho também vêm sendo utilizadas em degustações, principalmente aquelas altas e largas e as do tipo ISO, aquelas menores para degustação.

Também podem entrar nesta categoria os copos do tipo Pokal que muitas vezes é usado para as cervejas pilsen.

 
CONHAQUE
 
Copos como os usados para conhaque são indicados para Barley Wines, Eisbock e Imperial Stouts, ou seja, cervejas fortes. São ótimos para capturar os aromas, permitindo agitar a cerveja em movimentos rotativos leves, sem muito risco de que a cerveja transborde o limite do copo. Também ajudam na manutenção de espuma, permitindo grandes goles sem que muito dela acabe entrando em contato com o rosto de quem bebe. Também chamados de Snifter.
 
 
SUCOS, CAIPS E ÁGUAS:

Estes podem ser servidos em copos ou em taças que são próprias para água. Podem ser coloridos ou transparentes. 

Sei que existem uma infinidade de copos e tipos de bebidas, mas acabei escolhendo estes por serem os que fazem parte daqui do Cozinha.

 
Agora é só cada um escolher a sua ou o seu. A nossa por muito tempo foram as taças e copos de cerveja, mas atualmente tem sido as taças de vinho!
 
 
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o que foi dito? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me (se estiver usando o celular) para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Ah, enquanto o próximo post não sai, aproveite e confira a categoria Receber Bem aqui do blog que tem vários posts que podem te ajudar na hora de receber convidados na sua casa.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até o próximo post!

Fonte sobre as taças de vinho (aqui) e sobre as taças / copos de cerveja (aqui).

Comentários

2 comentários em “O copo certo para a bebida certa”

  1. Patricia disse:

    Olá , vc pode me informar onde eu consigo comprar esse copo lager fininho estou apaixonada por ele, vi em um restaurante mas, não consigo encontrar para comprar

    1. Cozinha disse:

      Olá Patrícia!
      Você já tentou encontrar no Mercado Livre ou na Amazon? Acredito que deva conseguir comprar online.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Guardanapo de papel na mesa posta
Guardanapo de papel na mesa posta

Guardanapo de papel na mesa posta será o assunto do post de hoje. Mais um post sobre Receber bem em casa  e hoje darei algumas sugestões para se u ...

10/07/2019
Como montar um bar em casa

Hoje vamos começar uma nova série de posts no mundo etílico, mas dando um tempo na área das cervejas e discutindo sobre as demais bebidas e aind ...

01/08/2016
Calcular quantidade por pessoa

Calcular quantidade por pessoa (comidas e bebidas) será o assunto do post de hoje. Calcular quantidade de alimento por pessoa certamente é um desafi ...

01/03/2019

Parcerias