Dessalgar Bacalhau


  • 13/04/2017

Dessalgar Bacalhau será a dica do post de hoje.

Quem nunca se deparou com uma receita que pedisse bacalhau dessalgado? Pois é,  normalmente faço bacalhau em um único período do ano, na quaresma, e toda vez a mesma dúvida, como se dessalga o bacalhau mesmo? Com base nisso, resolvi fazer um post com o passo a passo que pudesse ajudar a todos que têm esta mesma dúvida. Então, vamos lá!

Passo a passo:

Primeiro passo: Tire o excesso de sal

Antes de colocar o bacalhau de molho, passe-o em água corrente para retirar todo o excesso de sal. Esse procedimento irá acelerá o processo.

Dessalgar Bacalhau

 

Segundo passo: Coloque-o em uma vasilha

Bacalhau inteiro: corte-o em postas médias para que o processo não seja tão demorado. Disponha-o em uma vasilha com tampa que caiba o bacalhau juntamente com a água.

Bacalhau desfiado: coloque-o em uma vasilha com tampa que o caiba juntamente com a água.

Terceiro passo: Use água fria

Todo bacalhau deve ser dessalgado em água fria, se possível gelada para não correr o risco de contaminação por bactérias. Então, cubra todo o bacalhau com água.

Dessalgar Bacalhau

 

Quarto passo: Levar à geladeira

Tampe a vasilha e leve a geladeira. É importante deixar na geladeira para que não aconteça contaminação por bactérias, já que se trata de uma carne crua.

Dessalgar Bacalhau

 

Quinto Passo: Troque a água com frequência

A água irá receber todo o sal que encontra-se no peixe e por esse motivo, precisa ser trocada de tempos em tempos para que o dessalgue aconteça de maneira correta. É importante ressaltar que a espessura do peixe e a quantidade, interferem diretamente no tempo de dessalgue. É recomendável trocar a água a cada 4-6 horas.

Bacalhau inteiro ou em postas: como são peças maiores e possuem maior quantidade de sal, recomenda-se trocar água a cada 4-6 horas por um período de 24 horas.

Bacalhau desfiado: por ter partes bem menores, recomenda-se deixar de molho por 4 horas, trocar a água e após 2 horas avaliar se ainda será necessário ficar mais tempo de molho.

Sexto Passo: Escorrer o bacalhau

Use um escorredor de macarrão e despeje todo o bacalhau para que todo a água do molho vá embora. Deixe-o lá por aproximadamente 10 minutos para que todo excesso de água saia.

Observações importantes:

  1. Sempre cubra o bacalhau com água.
  2. Para saber se o bacalhau já está no ponto para uso, pegue um pedacinho e leve ao microondas por 10 segundo (mais ou menos) e prove a carne. É melhor ir dessalgando aos poucos do que correr o risco de ficar com um peixe sem gosto de nada.

Ainda não sabe quais receitas preparar com seu bacalhau? Veja algumas receitas clicando no link a seguir: Receitas com Bacalhau 

Espero que vocês gostem e que seja útil!
 
Beijinhos!!!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Balança na cozinha

Tenho essa balança na minha cozinha que é minha companheira culinarística. É nela que peso tudo de acordo com as quantidades de cada receita que f ...

07/07/2011
Pastel assado Massa Leve

Gente, o Renato comprou essa massa para experimentarmos e agora estou aqui para recomendar. Ela é muito boa mesmo! Já temos o costume de comprar a m ...

01/10/2011

Parcerias