Dessalgar Bacalhau


  • 13/04/2017

Dessalgar Bacalhau será a dica do post de hoje.

Quem nunca se deparou com uma receita que pedisse bacalhau dessalgado? Pois é,  normalmente faço bacalhau em um único período do ano, na quaresma, e toda vez a mesma dúvida, como se dessalga o bacalhau mesmo? Com base nisso, resolvi fazer um post com o passo a passo que pudesse ajudar a todos que têm esta mesma dúvida. Então, vamos lá!

Passo a passo:

Primeiro passo: Tire o excesso de sal

Antes de colocar o bacalhau de molho, passe-o em água corrente para retirar todo o excesso de sal. Esse procedimento irá acelerá o processo.

Dessalgar Bacalhau

 

Segundo passo: Coloque-o em uma vasilha

Bacalhau inteiro: corte-o em postas médias para que o processo não seja tão demorado. Disponha-o em uma vasilha com tampa que caiba o bacalhau juntamente com a água.

Bacalhau desfiado: coloque-o em uma vasilha com tampa que o caiba juntamente com a água.

Terceiro passo: Use água fria

Todo bacalhau deve ser dessalgado em água fria, se possível gelada para não correr o risco de contaminação por bactérias. Então, cubra todo o bacalhau com água.

Dessalgar Bacalhau

 

Quarto passo: Levar à geladeira

Tampe a vasilha e leve a geladeira. É importante deixar na geladeira para que não aconteça contaminação por bactérias, já que se trata de uma carne crua.

Dessalgar Bacalhau

 

Quinto Passo: Troque a água com frequência

A água irá receber todo o sal que encontra-se no peixe e por esse motivo, precisa ser trocada de tempos em tempos para que o dessalgue aconteça de maneira correta. É importante ressaltar que a espessura do peixe e a quantidade, interferem diretamente no tempo de dessalgue. É recomendável trocar a água a cada 4-6 horas.

Bacalhau inteiro ou em postas: como são peças maiores e possuem maior quantidade de sal, recomenda-se trocar água a cada 4-6 horas por um período de 24 horas.

Bacalhau desfiado: por ter partes bem menores, recomenda-se deixar de molho por 4 horas, trocar a água e após 2 horas avaliar se ainda será necessário ficar mais tempo de molho.

Sexto Passo: Escorrer o bacalhau

Use um escorredor de macarrão e despeje todo o bacalhau para que todo a água do molho vá embora. Deixe-o lá por aproximadamente 10 minutos para que todo excesso de água saia.

Observações importantes:

  1. Sempre cubra o bacalhau com água.
  2. Para saber se o bacalhau já está no ponto para uso, pegue um pedacinho e leve ao microondas por 10 segundo (mais ou menos) e prove a carne. É melhor ir dessalgando aos poucos do que correr o risco de ficar com um peixe sem gosto de nada.

Ainda não sabe quais receitas preparar com seu bacalhau? Veja algumas receitas clicando no link a seguir: Receitas com Bacalhau 

Espero que vocês gostem e que seja útil!
 
Beijinhos!!!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Forminhas de silicone

Para mim uma descoberta fantástica! Gente, sempre ouvi falar das formas de silicone, mas nunca havia comprado alguma para saber se era isso tudo que ...

29/01/2012
Livro Socorro! Meu filho come mal

O livro Socorro! Meu filho come mal da nutricionista Gabriela Kapim será o assunto do post de hoje. Este livro foi escrito com base no programa do c ...

21/11/2016
Meu separador de gemas

Queridos, lembram do Bazar do Hudson que falei a alguns posts atrás? Quem não lembra ou não leu clique aqui. Então, fui e por incrível que pare ...

20/12/2011
Garrafa térmica Thermos

Garrafa térmica Thermos será o assunto do post de hoje da série Alimentação Infantil. Hoje  darei uma dica de uma garrafa que comprei para o Ti ...

07/11/2016

Parcerias