#PostDeSegunda – Ingredientes da cerveja


  • 05/12/2016

Continuando com o tema iniciado semana passada, percebi que antes de entrarmos nos estilos de cerveja temos que passar por alguns outros conceitos básicos… Um deles, inicialmente, é saber um pouco sobre o que compõe a cerveja. Basicamente, a cerveja é composta pelos seguintes ingredientes:

Água + Malte + Lúpulo + Levedura

Eventualmente, em função das influências regionais, alteração de alguma característica desejada ou mesmo de experiências do cervejeiro, outros adjuntos são adicionados ao processo de fabricação da cerveja como melaçúcarfrutas e especiarias. Porém agora vamos nos ater aos quatro elementos básicos:

  • Água

agua

O mais abundante ingrediente da cerveja não precisa de muitas explicações, apesar de ser de importância fundamental. Uma das características mais importantes da água usada no processo cervejeiro é o pH da mesma. É sabido que alguns estilos (bem como marcas comerciais conhecidas) tem seu sabor associado a esta característica da água que são marcantes em determinadas regiões. A cerveja Guinness, por exemplo, tem parte de seu sabor associada à água da região onde é fabricada (Irlanda), que possui água notadamente com pH duro. Conceitualmente, água com pH alcalino (alto) é denominada água dura, enquanto água com pH ácido (baixo) é denominada mole.

  • Malte

MT

Quando falamos em malte para cerveja, estamos normalmente citando o malte de cevada. Maltear um grão é o processo no qual o grão é umidificado para que comece a germinar, liberando as enzimas existentes no grão. Quando este processo começa, o grão é então seco e aquecido para que este processo enzimático pare. Quanto mais aquecemos e secamos o malte, mas escura se torna a cerveja decorrente deste ingrediente. Quando da fabricação da cerveja o malte é umidificado novamente, liberando assim os açúcares que serão convertidos posteriormente em álcool e gás carbônico. O processo de maltear pode ser utilizado também com outros grãos como aveia e trigo, que são outros maltes utilizados em alguns estilos.

  • Lúpulo

Lp

O lúpulo é uma flor da espécie Humulus Lupulus que é utilizada basicamente para dar duas características fundamentais para a cerveja: aroma e amargor. Estas características são provenientes de reservas de resinaspolifenóis e óleos essenciais existentes entre as pétalas da flor. Apesar de poder ser utilizado in natura, normalmente o lúpulo é processado e usado na forma de pequenos pellets na fabricação de cerveja.

  • Levedura

LV

A levedura (ou fermento cervejeiro) é basicamente um tipo de fungo que, durante a etapa de fermentação da cerveja, tem a missão de consumir os açúcares presentes e liberar como resultado deste processo gás carbônico e álcool.

Por hoje é isso, pessoal! Dúvidas e perguntas, usem o campo de comentários aqui. Até a próxima semana!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Paradinha nos Posts

Meus queridos e amados leitores, quanta saudade de fazer um post e de compartilhar com vocês um pouquinho do que anda acontecendo por aqui. Não deix ...

13/09/2013
#PostDeSegunda – Escolas cervejeiras

Olá, pessoal! Continuando nossa jornada de informações sobre o mundo cervejeiro, hoje vamos tratar sobre as escolas cervejeiras. Denominamos aqui ...

13/06/2016
O Sorteio é hoje!!!

Gente, hoje é o grande dia e não vejo a hora de chegar o final da tarde para fazer o primeiro sorteio do Cozinha da Robs. Não deixe de participar, ...

02/12/2011
Quinta Edição do Restaurante Week

Pessoas, começou hoje, dia 20 de Agosto, a Quinta edição do Restaurant Week em BH que vai até o dia 26 de Agosto para os clientes MasterCard. ...

20/08/2012

Parcerias