#PostDeSegunda – Ingredientes da cerveja


  • 05/12/2016

Continuando com o tema iniciado semana passada, percebi que antes de entrarmos nos estilos de cerveja temos que passar por alguns outros conceitos básicos… Um deles, inicialmente, é saber um pouco sobre o que compõe a cerveja. Basicamente, a cerveja é composta pelos seguintes ingredientes:

Água + Malte + Lúpulo + Levedura

Eventualmente, em função das influências regionais, alteração de alguma característica desejada ou mesmo de experiências do cervejeiro, outros adjuntos são adicionados ao processo de fabricação da cerveja como melaçúcarfrutas e especiarias. Porém agora vamos nos ater aos quatro elementos básicos:

  • Água

agua

O mais abundante ingrediente da cerveja não precisa de muitas explicações, apesar de ser de importância fundamental. Uma das características mais importantes da água usada no processo cervejeiro é o pH da mesma. É sabido que alguns estilos (bem como marcas comerciais conhecidas) tem seu sabor associado a esta característica da água que são marcantes em determinadas regiões. A cerveja Guinness, por exemplo, tem parte de seu sabor associada à água da região onde é fabricada (Irlanda), que possui água notadamente com pH duro. Conceitualmente, água com pH alcalino (alto) é denominada água dura, enquanto água com pH ácido (baixo) é denominada mole.

  • Malte

MT

Quando falamos em malte para cerveja, estamos normalmente citando o malte de cevada. Maltear um grão é o processo no qual o grão é umidificado para que comece a germinar, liberando as enzimas existentes no grão. Quando este processo começa, o grão é então seco e aquecido para que este processo enzimático pare. Quanto mais aquecemos e secamos o malte, mas escura se torna a cerveja decorrente deste ingrediente. Quando da fabricação da cerveja o malte é umidificado novamente, liberando assim os açúcares que serão convertidos posteriormente em álcool e gás carbônico. O processo de maltear pode ser utilizado também com outros grãos como aveia e trigo, que são outros maltes utilizados em alguns estilos.

  • Lúpulo

Lp

O lúpulo é uma flor da espécie Humulus Lupulus que é utilizada basicamente para dar duas características fundamentais para a cerveja: aroma e amargor. Estas características são provenientes de reservas de resinaspolifenóis e óleos essenciais existentes entre as pétalas da flor. Apesar de poder ser utilizado in natura, normalmente o lúpulo é processado e usado na forma de pequenos pellets na fabricação de cerveja.

  • Levedura

LV

A levedura (ou fermento cervejeiro) é basicamente um tipo de fungo que, durante a etapa de fermentação da cerveja, tem a missão de consumir os açúcares presentes e liberar como resultado deste processo gás carbônico e álcool.

Por hoje é isso, pessoal! Dúvidas e perguntas, usem o campo de comentários aqui. Até a próxima semana!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Começando o Ano

Que saudade de postar algo aqui no Cozinha! Gente, aconteceu tanta coisa neste finalzinho de ano que “me perdi”. Trabalho novo, desafios e novidad ...

19/01/2014
Próxima Edição do Bazar do Hudson

á falei deste Bazar neste post, e nos dias 13,14,15 de Abril acontecerá a 34ª edição que garantem estar repleta de promoções e novidades. Uma ...

30/03/2012
O Começo

Enfim, tomei coragem de criar este blog para dividir minhas experiências culinárias com vocês. Acho que será bem legal e espero que gostem e faça ...

29/06/2011

Parcerias