Biomassa de banana verde


  • 06/07/2016

Pessoal, a partir de hoje, todas as quartas-feiras terá uma receita, dica ou informação para uma vida mais saudável, mais rica nutricionalmente e menos calórica. Por isso o nome Quarta Fit!

Quem me conhece, sabe que sou inimiga da balança e por isso, vivo contando calorias de segunda a sexta. É um drama que só, pois amo uma boa comida e mais ainda, amo comer! E para que eu possa comer tudo que tenho vontade, dou meus “pulos”, tento praticar atividade física três vezes por semana (mesmo sendo 30 minutinhos) e procuro de segunda a sexta  comer alimentos menos calóricos e em quantidades reduzidas (gente, isso até a tarde, porque a noite começa meu final de semana, principalmente quando o marido está em casa, quem me segue no Instagram ou Facebooksabe disso). Depois que tive a Daniela, acabei emagrecendo bem mais do que imaginava, acho que adaptação a nova rotina que não é nada fácil e mega corrida. Como fiquei muito satisfeita com o peso que cheguei, passei a pesquisar receitas que me ajudassem a manter este peso de forma saudável e sem passar fome.  E é esta rotina que quero dividir com vocês pelo menos todas as quartas-feiras.

Vou começar falando sobre a Biomassa de banana verde, gente ouvia várias pessoas falando sobre ela mas nunca havia pesquisado a fundo para saber o que realmente era e qual a sua aplicabilidade. Depois de várias pesquisas na internet cheguei as seguintes informações:

A Biomassa de banana verde é um alimento pré-biótico, por ser rico em amido resistente, que ao fermentar serve de alimento para as bactérias boas responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal, ajudando na absorção de nutrientes.

É considerado um amido resistente, que desempenha efeito semelhante ao das fibras, provoca sensação de saciedade e ajuda a controlar a glicose no sangue e reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos por aumentar os meios de redução de gordura. Conta também com vitaminas A e do complexo B, fósforo, magnésio e potássio.

Além de todos os benefícios citados acima, 100 gramas de biomassa possui apenas 63 Kcal  e uma boa quantidade de fibras que aumenta a saciedade. Isso acaba favorecendo muito a perda de peso rápida e saudável!

Com ela fazemos cremes, molhos, massas de tortas, pizzas e pães, maionese, coberturas e recheios de bolos e até brigadeiro. Eu fiz para testar um creme de espinafre com linguiça de frango defumada que postarei na próxima semana para vocês.

A Biomassa de banana verde pode ser feita em casa ou adquirida em um supermercado, mas o preço é “salgadinho” e nem sempre encontramos facilmente.

Então para começar, darei o passo a passo da receita da biomassa e recomendo que façam em casa, pois é muito fácil e um verdadeiro coringa para a alimentação saudável e menos calórica.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Observações:

  1. Se optar por congelar, quando for usar, retire da geladeira algumas horas antes caso vá fazer alguma receita que não vá ao fogo. Agora, se for utilizar como em um feijão, por exemplo, basta adicionar os cubos congelados.
  2. Se optar por guardar na geladeira, não esqueça de usar no seu período de validade. Vi em alguns sites que ela pode ficar na geladeira por até 7 dias, mas a maioria dizia de 4 a 5.

Espero que gostem da dica e da Quarta Fit!

Beijinhos!!!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Qual alimento podemos congelar?

Como congelar alimentos será o assunto do post de hoje. Vou dividir com vocês quais alimentos tenho o hábito de congelar aqui na minha casa. Sempre ...

18/03/2019
Na hora do chá

Gosto muito de chá, seja de manhã, depois do almoço, no fim da tarde ou antes de dormir;  acho que um chá quentinho faz bem para a digestão e ai ...

22/05/2012
Eliminar agrotóxico dos alimentos

Eliminar agrotóxico dos alimentos será o assunto do post de hoje. Hoje iria colocar outro post no ar, mas após ver uma reportagem sobre como elimin ...

17/05/2016

Parcerias