Culinária Peruana


  • 16/05/2016

Já há muito tempo venho negociando com a dona do site minha participação aqui, porém até agora não havíamos chegado em um consenso. Discutíamos se eu falaria sobre cervejas e harmonizações, comidas típicas dos lugares que tenho viajado ou mesmo minhas esporádicas experiências gastronômicas… Como não conseguimos decidir, vou falar de tudo isso um pouco por aqui, começando hoje.

De início, vou compartilhar uma experiência com uma culinária famosa na América Latina: A culinária peruana. Na primeira incursão por lá, comecei com uns pratos básicos que foram o lomo salteadocausa de pollo e, é claro, ceviche. Dos três, a causa de pollo é o que nos “causa” mais estranheza, já que é basicamente um bolo gelado de milho recheado com frango e legumes. O sabor é bom e vale a pena experimentar.

lomo salteado causa de pollo ceviche

Na minha última viagem ao Peru, porém, resolvi provar uma cozinha tipicamente peruana, que é a cozinha chifa. A cozinha chifa é baseada na culinária chinesa, porém com a fusão de ingredientes peruanos e chineses à culinária tradicional cantonesa. Quem quiser saber mais sobre esta culinária, veja este link na Wikipedia.

Pois bem, para conhecer então procurei um restaurante com esta oferta e acabei indo ao Madame Tusan. Uma vez lá, pedi dois pratos típicos chifa: De entrada um Dim sum (Ye mai) e uma chaufa como prato principal.

Dim Sum   Chaufa

Dim sum é um bolinho cozido e no caso do Ye mai que eu pedi, recheado de carne com especiarias e um ovo de codorna de brinde por cima. A chaufa é um arroz com vários itens misturados. Pedi uma chaufa especial, que vinha com pato, frango e camarão. Em termos de sabor, eu esperava mais desta culinária, então achei os pratos medianos, porém em termos de experiência,  valeu muito a pena conhecer mais este lado da América Latina. Recomendo que cada um que tenha a oportunidade experimente também e tire suas próprias conclusões!

Até a próxima!

(Se a dona do blog deixar, é claro…rs…)

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


O Sorteio é hoje

Gente, hoje é o dia do segundo sorteio do Cozinha da Robs. Não deixe de participar, pois é muito fácil, é só deixar um comentário no post do s ...

08/03/2013
Mais dicas de Maceió / Alagoas

Agora vou falar mais um pouquinho do que recomendo em Maceió.   Praias:    Praia do Francês, praia de água morna e cristalina. Por ter um pared ...

26/06/2012
Eliminar cheiro de frituras

Eliminar cheiro de frituras na cozinha é um problema, não é mesmo? Então vou compartilhar com vocês algumas dicas para eliminar ou amenizar esse ...

01/04/2019

Parcerias