#PostDeSegunda – Livros sobre cerveja


  • 11/07/2016

Hoje vou compartilhar com vocês alguns livros sobre cerveja. A partir do momento em que começamos a desbravar este novo mundo, conhecendo sabores e aromas cada vez mais surpreendentes, queremos também aprender mais sobre esta bebida. Esta lista abaixo mostra alguns livros essenciais para quem quer aprender mais, bem como dicas com os primeiros passos para a fabricação caseira. Todas as imagens possuem link para a Livraria Cultura, onde estes livros podem ser comprados.

Livros sobre cerveja

Larousse da cerveja (Ricardo Morado)

larouse

No post da semana passada comentei sobre este livro. O autor, Ricardo Morado, fez a primeira obra nacional que tratasse o tema de cerveja com a devida importância e riqueza de informações. Fartamente ilustrada a obra apresenta a história da bebida, seus ingredientes, o processo de fabricação, detalhes da degustação, variedade de estilos, aspectos gastronômicos, o negócio e muitas outras informações.

1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer (Adrian Tierney-jones)

1001_cervejas

Esse é para quem gosta de listas e compilações. Cervejas do mundo inteiro (incluindo o Brasil), com representantes de todos os principais estilos e escolas cervejeiras. Foi escrito por mais de quarenta autores diferentes e traz informações sobre ingredientes, temperaturas para servir cada cerveja, harmonizações e um pouco da história de cada rótulo.

 

Livros sobre fabricação

How to Brew: Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time (John Palmer)

how_to_brew

Após dar os meus primeiros passos no consumo de cervejas especiais e ouvir falar sobre o movimento homebrew, comecei a pesquisar online e encontrei vários blogs que falavam sobre cerveja. A epifania, no entanto, veio quando eu conheci este livro. De maneira clara e didática, John Palmer nos mostra como fazer cerveja caseira, desde a preparação dos equipamentos até o momento do envase. Foi meu grande referencial para começar as nossas aventuras cervejeiras e posso afirmar que o título é verdadeiro: seguindo os passos ali descritos, dá para fazer uma boa cerva desde a primeira leva.

The Complete Joy of Homebrewing (Charlie Papazian)

joy

Este foi outro livro que comprei após ter iniciado a fabricação caseira. O autor é fundador da Brewers Association, uma das mais importantes organizações mundiais sobre cerveja… Credencial é o que não falta aqui para o autor!

E você, tem algum livro para indicar?

Até a próxima semana!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Mais uma novidade no Cozinha da Robs

O Cozinha da Robs agora envia para você todas as novidades, dicas e receitas em seu e-mail. É muito simples, basta colocar seu e-mail no campo que e ...

24/08/2011
Quer comprar mais barato?

Essa dica vai principalmente para quem mora em Belo Horizonte /MG e região. Trata-se de um site de pesquisa de preços de vários produtos que é div ...

31/07/2012

Parcerias