Frango assado com geleia e páprica
Frango assado com geleia e páprica será a receita do post de hoje.
Gente, faço esse frango assado com geleia e páprica praticamente toda semana. Aqui em casa todos nós gostamos muito (principalmente as crianças) e já adianto que não fica doce, fica extremamente saboroso e suculento. Vale a pena experimentar!
Sempre tenho na geladeira um vidro de geleia amarela (pode ser pêssego, damasco, laranja…) e no armário um potinho com páprica. A páprica parece um colorau/corante e pode ser doce, picante ou defumada (se não conhece a páprica, clique aqui) Encontramos a páprica no supermercado na sessão de condimentos. Gosto muito desses ingredientes para incrementar algumas receitas e por isso não deixo faltar.
Essa receita fiz com a coxa do frango, mas pode ser feita com qualquer outra parte do frango que fica ótimo também. Ah, é bom ressaltar que sendo peito de frango ficará menos suculento.
Veja abaixo os ingredientes e o passo a passo da receita. Se ficar com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite e já marque a caixa notifica-me para ser avisado sobre o próximo .
Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidades praticamente todos os dias!
Ingredientes
1 kg de coxa de frango ou sobrecoxa limpa (normalmente retiro a pele, mas se gostar, pode deixá-la)
1 colher (sopa) de tempero alho e sal (uso meu tempero caseiro que tem menos sal, mais alho e um pouco de cheiro verde, então, se seu tempero for ao contrário, reduza a quantidade para não ficar salgado)
2 colheres (sobremesa) de geleia amarela (se quiser reduzir as calorias, use geleia diet)
1 colher (chá) de páprica
Azeite para untar a forma
Papel alumínio para cobrir a forma
Modo de preparo
Em uma vasilha, coloque as coxas e a tempere com alho e sal e reserve. Em outra, faça uma mistura com a geleia e a páprica e passe esse creme em cada coxa por todas as partes. Unte um refratário ou tabuleiro (gosto do refratário por ficar mais fácil de limpar depois), disponha todas as coxas lado a lado, tampe a forma com papel alumínio e leve para assar por 30 minutos. Passado esse tempo, retire o papel, regue cada coxa com o caldo que se formou e volte para o forno até que doure (no meu forno leva em torno de uns 10 minutos). Retire do forno e sirva em seguida.
Observações:
- Outra parte que uso muito para essa receita são as sobrecoxas, que também ficam ótimas.
- O tempo de forno é bem relativo. Então, se o seu forno for daqueles que assa rapidinho deixe menos tempo e se for dos demorados é só deixar mais tempo.
- Já teve vez de formar muito caldo e como vi que as coxas já estavam bem cozidas, retirei o excesso do caldo para dourar mais rápido. Então, fique atento a isso para que não desmanche de tão assada.
Dica:
- Normalmente, aproveito o forno quente e coloco para assar também Batata rústica ou Batata doce rústica.
- Também existe a opção de assar os legumes na mesma forma para absorverem o sabor do frango. Nesse caso, provavelmente eles ficarão mais cozidos e macios.
- Qualquer uma das três opções caem super bem!
Beijinhos e até a próxima receita!