Lagarto Assado ao Molho Madeira e Cogumelos


02:10h
Médio

A receita de hoje será Lagarto assado com molho madeira e cogumelos.

Essa receita é antiga aqui no blog, mas como o Dia da Mães está chegando, achei uma ótima pedida para se preparar neste dia que é tão especial!

Aqui em casa gostamos muito de carne assada e vira e mexe preparo. Como ainda não havia postado esta aqui, fiz um passo a passo e espero que gostem como nós gostamos!

Certamente, é uma carne super fácil de preparar, mas é preciso que ela tenha uma camadinha de gordura para que não fique ressecada. Também é preciso um tempo de marinada para que o tempero penetre nela por completo. Então, sugiro que prepare a marinada com mais ou menos 12 horas de antecedência ou se possível no dia anterior ao preparo. Assim sua a carne ficará completamente temperada e super saborosa!

Ingredientes

Para a Carne

1 kg de lagarto

Folhas de sálvia (usei umas 10 e é opcional)

1 colher (sobremesa) de tempero (uso este tempero caseiro)

1 xícara (chá) de vinho tinto seco

1 folha de papel celofane

Para o Molho:

200 g de cogumelos paris frescos (mas pode usar o em conserva)

½ colher (sopa) de manteiga

½ colher (sopa) de farinha de trigo

½ colher (sopa) de extrato de tomate

¼ de xícara (chá) de vinho tinto

½ xícara (chá) de água fervente

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

ou

1/3 de xícara (chá) de água

1 vidro de molho madeira

Modo de preparo

Carne:

Em uma vasilha coloque o vinho, as folhas, o tempero e misture. Pegue a carne e fure-a para que o tempero penetre com mais facilidade. Coloque a carne sobre a marinada, tampe a vasilha e deixe na geladeira por mais ou menos 12 horas. Passado o tempo de marinada, coloque a carne juntamente com o líquido dentro do papel celofane delicadamente (o papel é muito frágil)  e leve para assar por uma hora e meia (90 minutos). Depois desse período, transfira a carne para uma assadeira e leve-a novamente para o forno até que doure (se o seu forno tiver gril, use-o, pois a carne dorará mais rápido e não perderá a suculência). Quando estiver dourada, retire do forno e fatie quando o molho estiver pronto para que ela não esfrie.

Molho:

Se for preparar seu próprio molho:
  1. Em uma frigideira, coloque a sobra de líquido do papel celofane ,  a manteiga e leve ao fogo médio.  Atenção: essa sobra da carne dão sabor ao molho. Assim que derreter, acrescente a farinha e misture bem, por 2 minutos, para formar uma pastinha.
  2. Junte o extrato de tomate, os cogumelos e mexa por 1 minuto, raspando o fundo da frigideira com a espátula para dissolver os queimadinhos e a mistura ficar com uma cor de ferrugem.
  3. Adicione o vinho e mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (se preferir, utilize um batedor de arame). Misture a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o molho reduzir e engrossar levemente – isso leva uns 2 minutos. Verifique o ponto com uma colher: o molho deve formar uma camada brilhante nas costas da colher. Sirva a seguir sobre as fatias de carne.
Se for preparar com o molho pronto:
  1. Em uma panela coloque os cogumelos, a água e a sobra de líquido do papel celofane.
  2. Misture e deixe cozinhar por uns 4 minutinhos.
  3. Destampe e acrescente o molho madeira, misture e deixe-o reduzir. Quando tiver reduzido, deligue o fogo.
  4. Fatie a carne, coloque o molho sobre ela e sirva em seguida.

 

Observações:

  1. Usei lagarto, mas pode-se fazer com qualquer carne que seja boa para assar e que tenha um pouco de gordura para que não fique ressecada e sem sabor.
  2. Quando for colocar para dourar, se o seu forno for daqueles que demora, é melhor deixá-la descorada do que ressecada. Pois, se a carne estiver assada e ficar muito tempo no forno ela resseca.
  3. Se não tiver a erva não tem problema.
Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta