Filé de peixe assado e crocante


45 min aproximadamente
Fácil
Filé de peixe assado e crocante será a receita do post de hoje.
Queridos, já fiz este peixe algumas vezes aqui em casa e sempre gosto muito do resultado final. E acho que ele fica perfeito quando deixo alguns minutos a mais no forno, pois dá uma tostadinha no fundo. Gosto do peixe mais sequinho e acho assim muito mais saboroso!
Gente, digo sequinho porque uso peixe congelado, e vocês hão de convir comigo que o peixe descongelado tem muita água. Mas não pretendo deixar de comer ou mesmo de me aventurar em novas receitas com peixe porque não tenho peixe fresco à mão. Então, se você for fazer com peixe fresco e gosta dele mais molinho é só deixar menos tempo no forno.
Existe uma outra versão desse peixe aqui no blog bem antiga que é feita com pão integral, então se preferir, basta clicar no link a seguir: Filé de Tilápia assado e crocante.
Ingredientes
Peixe:
500 g de filé de peixe ( usei 2 filés enormes, e pode ser qualquer feixe branco tipo tilápia, pescada, merluza…)
sal a gosto (uso aproximadamente 1 colher de chá)
1 limão ou 1 colher (chá) de lemon pepper
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Azeite
Farofa:
1 xícara (chá) de panco (uso normalmente a glúten free)
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado ( pode ser fresco ou de saquinho)
3 colheres (sopa) de castanha de caju ou algum outro nuts de sua preferência (ah, menos amendoim) triturado grosseiramente (usei uma mistura de castanha de caju, amêndoas e nozes).
Azeite
Modo de preparo

Tempere o peixe e reserve. Em uma vasilha coloque a Panco, metade do queijo ralado, a castanha ou nuts e misture tudo. Disponha os filés em um refratário untado com azeite ou sobre uma grade (conforme na foto), regue com um fio de azeite, vá distribuindo a mistura sobre o peixe, salpique o restante do queijo, coloque mais um fio de azeite sobre cada filé e leve ao forno (pré-aquecido) por aproximadamente 15 minutos a 180ºC. Ele tostará por cima, o que dará crocancia ao peixe. Sirva em seguida com salada, arroz ou com o que preferir!

Dicas e observações:
  1. Se gosta de peixe mais suculento deixe um pouco menos no forno. Nada melhor que provar um pedacinho para saber se já está a seu gosto. É importante falar que o tempo de forno é relativo. Então se o seu forno for daqueles que assa super rápido deixe menos tempo.
  2. Se não tiver a farinha Panco, pode usar biscoito água e sal triturado, não ficará a mesma coisa, mas fica gostoso também! Ah, nesse caso recomendo que coloque mais azeite para não ficar muito seco.
  3. Os nuts (castanhas, amêndoas, nozes… você pode comprar já triturados que são bem mais baratos que os inteiros).

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta