Chutney de manga


1:00 h aproximadamente
Médio

Este é um chutney é delicioso e esta receita fiz como uma opção mais rústica e com mais texturas porque piquei os ingredientes maiores.

Temos um pé de manga aqui em casa e todas elas são bem suculenta e saborosas o que permite o chutney ganhar um tom agridoce. Além disso ele é mega perfumado por causa das especiarias.

Certamente, essa receita é perfeita para ter na geladeira e incrementar carnes assadas ou grelhadas, para servir com torradinhas como petisco e até mesmo em um salmão colocando algumas gotas de limão para ter acidez.

Verdadeiramente, é sucesso garantido!

Já vou deixar o link de algumas receitas que combinam super bem com esse chutney.

Lombo de porco trançado com bacon

Filé de Tilápia na crosta de pão

Filé de frango marinado no suco de laranja.

Ingredientes

2 mangas palmer (cerca de 500 gr dela sem o caroço e casca)

1 maçã fuji

1 cebola média

1 dente de alho

½ pimentão vermelho

1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado ou 1 colher (sobremesa) de gengibre em pó

¼ de xícara (chá) uvas-passas brancas

¼ de xícara (chá) de açúcar cristal ou demerara

1 colher (chá) de sal

1 canela em rama

¼ de xícara (chá) de vinagre de maçã ou de vinho branco

¼ de xícara (chá) de água

Modo de preparo

Pré-preparo: descasque e corte em cubos as mangas e a maçã (cortei a manga em cubos maiores e a maçã deixei a casca e piquei em cubos pequenos 1,5 cm aproximadamente); descasque e pique fino a cebola e o dente de alho; corte o pimentão, sem as sementes, em cubinhos; descasque e rale o gengibre fresco  ou pique-o bem fininho.

Transfira todos os ingredientes para uma panela, junte as uvas-passas, o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água e misture. Leve para cozinhar em fogo médio.

Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a grudar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água e misture – o chutney que deverá ficar com um pouco de caldo, pois irá endurecer quando esfriar.

Importante: tome cuidado quando for misturar, pois ele espirra muito e se não tomar cuidado você pode se queimar.

Passados os 40 minutos, desligue o fogo. Transfira o chutney para potes de vidro esterilizados, com boa vedação e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frios, tampe e conserve na geladeira por até 3 semanas ou congele as porções por até 3 meses.

Para descongelar, basta deixar na geladeira de um dia para o outro ou acrescentar um pouquinho de água e levar ao microondas até que descongele por completo.

Lá no Instagram do Cozinha da Robs tem um vídeo com o passo a passo desse processo. Vale a pena conferir se tiver alguma dúvida.

A receita original peguei no livro Panelinha da Rita Lobo, que por sinal é um livro que amo demais da conta!

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta