Carne Louca desfiada


1:00 h aproximadamente
Fácil

Carne louca desfiada será a receita do post de hoje.

Esta receita de Carne louca vi no programa Cozinha Prática da Rita Lobo. Fiquei com água na boca e resolvi testar a receita. Como tudo o que gosto compartilho com vocês, resolvi postar a receita que fez sucesso com a família e convidados.

Acabei fazendo algumas alterações nos ingredientes e com isso acabou surgindo uma nova receita.

É uma carne de custo baixo que fica deliciosa. Ela pode ser usada de várias formas e por isso é bem versátil. Já usei esta carne como recheio de tapioca, como recheio de salada de macarrão, recheio de pão de queijo e em pães diversos.

Certamente, vale a pena se aventurar e preparar aí na sua casa.

Agora se quiser aproveitar que está na cozinha e fazer um pão de queijo para acompanhar essa delícia confira qualquer uma dessas receitas a seguir: Pão de queijo mineiro no EUAPão de queijo fácil ou Pão de queijo três queijos.

Ingredientes

PARA A CARNE

1,5 kg de chão de dentro ( mas pode ser músculo também)
1,5 l de água
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão com as folhas ( se não tiver, não tem problema, já fiz sem ele várias vezes)
2 folhas de louro
2 cravos-da-índia
1 canela em pau ( se não gosta de canela, pode fazer sem que dá certo também)

2 dentes de alho descascados e cortados ao meio ( acrescentei por minha conta)

PARA O MOLHO

1/4 de xícara (chá) de vinagre ( já usei o de vinho tinto e o de maçã)
2/3 de xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) do caldo da carne ( pode ser o caseiro ou 1 sachê daquele industrializado em pó)
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

PARA A CARNE

1. Sob água corrente, lave bem o talo de salsão e a cenoura. Numa tábua, corte-os em 3 partes; divida a cebola ao meio, no sentido do comprimento e, em cada parte, coloque 1 folha de louro presa por 1 cravo-da-índia.

2. Na panela de pressão, coloque o músculo, a cenoura, o salsão, a cebola em metades com o louro, a canela em rama e adicione a água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue.

3. Se quiser acelerar o processo e tirar a pressão, levante a válvula com a ajuda de um garfo. Quando o vapor terminar, abra a panela e retire a carne. Coe o caldo e guarde para futuras preparações (como, por exemplo, o beef tea). Reserve apenas 2 colheres (sopa) do caldo para incrementar o molho da salada.

4. Com as mãos ou usando um garfo e uma faca, desfie todo o músculo cozido, tomando cuidado para não se queimar. Para facilitar, é importante que esta etapa seja feita com a carne ainda morna, pois fica mais macia. Transfira para uma tigela grande e reserve.

PARA O MOLHO

1. Numa tábua, corte os tomates em metades (no sentido horizontal) e retire as sementes com o dedão. Pressione uma das metades contra a tábua, com a pele para baixo, até ficar plana. Corte em tiras e as tiras, em cubos. Pique bem fino a cebola roxa.

2. Na tigela com a carne desfiada reservada, junte o molho, os tomates e a cebola roxa picada. Misture bem e tempere com mais sal e pimenta-do-reino se for necessário. Sirva com as folhas das ervas frescas salpicadas.

 

Carne louca desfiada

Se ficou perdido com o passo a passo da receita, clique aqui e veja o vídeo completo da Rita Lobo ensinando.

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta