Caldo caseiro para Risotos
Essa receita procurei especialmente para minha amiga Éricka. Junto vai uma dica de aproveitamento: se não usar todo o caldo, coloque o que sobrou em saquinhos e ponha-os no freezer e retire quando precisar.
O caldo para risotos é um substituto para a água. Ao invés de preparar o arroz arbóreo com água normal use esta receita, faz diferença e ainda pode-se bater no liquidificador o que sobrar e fazer um Pottage de Legumes..
Ingredientes
- Salsão
- Cenoura
- Cebola
- Alho poró
- Salsinha
- Tempeiros e ervas a gosto
- Açucar
- Batata e mandioquinha (apenas se você for fazer o creme Pottage de Legumes)
Modo de preparo
Dica: vale a pena começar a preparar o caldo pouco antes do restante do risoto para que dê tempo da água pegar o sabor dos legumes. Caso o risoto a ser preparado tenha como fundo alguma carne ou peixe pode ser aproveitada a “carcaça” (termo feio rs..) também.
Modo de Preparo do Pottage de Legumes
Quando o risoto estiver pronto, portanto não precisar mais do caldo, bata o que sobrou em um liquidificador e sirva o creme.
Espero que gostem.
Beijinhos!!!
Ei Maria Tereza, Feliz Natal para você também e muito obrigada pelo comentário. Quando faço esse caldo, normalmente deixo ferver por 20 minutos, pois meço 3 litros de água. Com isso, seca um pouco da água e o caldo fica saboroso.
Beijinhos!!!
Roberta.
Esse tal caldo de legumes sempre me leva a desistir de fazer um risoto. Bom mesmo é ter sempre preparado e congelado, para a hora que vier a vontade de comer risoto.
Só uma perguntinha: Por quanto tempo vc deixa os legumes fervendo? Continue nos brindando com suas dicas. Adoro.
Feliz Natal.
Maria Tereza
Adorei a dica!! Vou fazer e te conto. Obrigada!!!!