Bolo de maçã e banana sem açúcar


1:00 h aproximadamente
Fácil

Bolo de maçã e banana sem açúcar será a receita do post de hoje.

Comi esse bolo pela primeira vez quando fui ao Brasil em Abril deste ano. Minha irmã fez para mim e quando ela disse que não tinha açúcar, gente, juro que não acreditei!

Fica uma delícia e certamente, é uma ótima opção para quem não pode ou não quer comer qualquer coisa com açúcar. Recomendo que experimentem!

Ingredientes

3 ovos

2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos (pode ser farinha de aveia)

1/2 xícara (chá) de óleo (coco, canola, soja…)

2 bananas nanica/ caturra bem maduras

2 maçãs médias

1 xícara (chá) de uva passa preta

1 colher (sopa) de fermento químico

2 colheres (chá) de canela em  pó

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos por uns 2 minutos. Depois acrescente as frutas, o óleo e a canela e bata por mais uns 2 minutos. Agora, acrescente a aveia aos poucos e quando virar uma massa homogênea, acrescente o fermento e bata mais um pouco ou desligue o liquidificador e misture até o fermento uniformizar com a mistura.

Despeje tudo em uma forma untada, se quiser, coloque mais algumas fatias de banana e salpique canela em pó e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC ou 350ºF por aproximadamente 35 minutos. Deixe-o assar até ficar levemente dourado.

Uma sugestão: 

  • Se você não tem problema com o açúcar, recomendo untar a forma com óleo, e depois passar uma mistura de açúcar e canela na forma para polvilhar, colocar algumas fatias de banana e depois despejar a massa sobre a forma. Esse açúcar formará uma casquinha sobre o  bolo que o deixará mais douradinho e saboroso.

Bolo de maçã e banana sem açúcar

Observações e dicas:
  • Se a sua aveia for em flocos, recomendo batê-las no liquidificador antes de usar. Essa massa fica pesada por causa dos ingredientes e aí sendo farinha de aveia facilita o processo e seu liquidificador não corre o risco de queimar.
  • Se quiser, pode colocar mais um pouco de uva passa na massa antes de virar na forma para assar.
  • Como não tem açúcar no bolo, recomendo bananas bem maduras para que seu bolo fique bem docinho.
  • Gosto muito de usar aquelas formas de pudim com um foro no meio. Sempre uso a de tamanho médio. Lembrando que a massa não pode ultrapassar muito a metade da forma. A forma retangular 20 x 30 também dá super certo.
  • Já adianto que esse bolo cresce quando está assando, mas depois de frio ele baixa bem por não ter farinha de trigo.
  • Para saber se o bolo já está assado espete um palito ou um garfo no meio, se não sair sujo é porque o bolo já está pronto.
  • Você pode fazer porções individuais colocando em forminhas de cupcake.

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

 

 

Bolo de maçã e banana sem açúcar
Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta