Torta salgada sem glúten


01:00 h aproximadamente
Fácil

Torta salgada sem glúten será a receita de hoje.

Sou fã das tortas de liquidificador, pois além delas serem fáceis de fazer elas ficam prontas rapidinho. Elas ainda são versáteis, pois normalmente qualquer recheio cai super bem.

Aqui no blog já postei algumas tortas que fiz usando o liquidificador: Torta três queijosTorta salgada de liquidificadorTorta salgada rápida. Mas todas essas são feitas com farinha de trigo normal.

 

Ingredientes
Massa:
2 xícara (chá) de farinha de arroz
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/4 xícara  (chá) de óleo
2 ovos
1 sachê de caldo de legumes ou 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de alho em pó e 1 colher (chá) de cebola em pó
1 colher (sobremesa) de fermento químico
350 ml de leite (uso o sem lactose)
Queijo ralado para salpicar por cima (opcional)
Recheio:
500 Kg de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola pequena picadinha
1/4 de pimentão vermelho (opcional)
1/2 lata de milho verde
1/2 lata de ervilha
1/4 de xícara (chá) de azeitona picada
azeite
cheiro-verde picado
sal a gosto
Modo de preparo
Massa:
Coloque numa vasilha a farinha de arroz, o amido, o fermento e misture bem. No liquidificador coloque o restante dos ingredientes e bata por aproximadamente 5 minutos. Despeje o líquido na vasilha da farinha e misture delicadamente até que forme uma mistura homogênea.   Em uma forma redonda ou retangular  (aquelas de tamanho médio 30 x 20 cm a retangular), coloque metade da massa, o recheio da receita ou o de sua preferência e complete com o restante da massa. Leve para assar em forno baixo 180ºC (pré-aquecido) por aproximadamente 40 minutos ou até corar.
Recheio:
Doure em panela a cebola e o alho com o azeite. Coloque o frango, o milho verde, a azeitona, o tomate e o cheiro verde, refogue. Prove para saber se está bom de tempero e caso precise, acrescente um pouquinho de caldo de galinha ou mesmo sal.
Observações:
  • O tempero da massa e do recheio fica a seu critério.
  • O fato de não bater tudo no liquidificador é o que faz a massa ficar aerada e mais fofinha.
  • A textura da massa muda de acordo com a marca da farinha e do tamanho do ovo. Então recomendo o seguinte, se ela ficar muito grossa e pesada acrescente mais leite, pois o ideal é que ela fique menos densa que uma massa de bolo normal.
  • Se você acabar colocando mais massa no fundo e a que sobrar você achar que ela não será suficiente, acrescente um pouco mais de leite e a deixe mais liquida.
  • o recheio pode ser de sua preferência, mas recomendo que ele não seja muito úmido para que a parte de baixo não fique pesada.
  • Você também pode fazer porções individuais colocando em forminhas de cupcakes.

 

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta