Panna Cotta
Como eu queria ir para a cozinha todos os dias e preparar uma receita diferente! A uma semana estou tentando postar essa receita e não conseguia, pois conciliar o meu atual dia a dia e a cozinha está quase que impossível. Até tenho conseguido fazer algo diferente do trivial pelo menos uma vez na semana, mas não tenho conseguido postar. Pois é gente, ser mãe de duas crianças em fase completamente diferente não é mole não, ainda mais quando a pequena não pode ver alguém no computador que quer ficar no colo e teclando quase que na velocidade da luz.
O marido compartilhou na semana passada uma foto com nós dois preparando esta receita e sei que várias pessoas ficaram na expectativa de saber o que é. Fizemos uma PANNA COTTA que é uma sobremesa típica da região de Piemonte, norte da Itália. É considerado um dos doces italianos mais conhecidos no mundo. Parece um pudim, mas de textura muito leve, sabor bem suave, fácil de preparar (até quem nunca foi para a cozinha consegue fazer), prática e pode ser apresentada de diversas formas.
A calda que coloquei sobre a sobremesa já dei a receita a algum tempo e também é super fácil de preparar. Clique aqui e veja a receita.
Ingredientes
400 ml de creme de leite fresco
350 ml de leite fresco
8 g de gelatina em pó sem sabor hidratada (corresponde a 3/4 do pacote)
1 fava de baunilha ou 1 colher (café) de extrato de baunilha
6 colheres (sopa) de açúcar (corresponde a 80 g)
Modo de preparo
Hidrate a gelatina na água e reserve (siga as instruções do fabricante da gelatina). Em uma panela em fogo baixo, esquente o leite com o creme de leite e o açúcar (não deixe ferver) por no máximo 15 minutos. Retire a panela do fogo, junte a gelatina, a baunilha e misture até que a gelatina dissolva completamente. Deixe esfriar e, enquanto isso, lembre-se de misturar o creme de vez em quando. Despeje em um recipiente ou em vários e deixe no refrigerador por umas 4 horas. Depois de gelado, após atingir a textura desejada, acrescente a calda, decore e sirva. Caso queira, pode colocar na geladeira por mais 1 hora antes de servir para que a calda gele (pois esta deverá estar em temperatura ambiente).
Observação:
Esta calda ficou mais escura porque coloquei no preparo da calda de morango dois pacotes de polpa de frutas vermelhas.
A receita rendeu 2 forminhas de silicone, 2 copinhos e 4 taças de vinho.
Importante:
Fizemos a receita de acordo com a original, mas existem variações feitas com 1 creme de leite de caixinha (por não ter soro) e / ou 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Não sei se o sabor fica bom ou mesmo próximo da que fizemos, mas não deixa de ser uma opção para quem não tem como compra a baunilha ou o creme de leite fresco.
Espero que gostem.
Beijinhos!!!