Doce de melancia – feito com a parte branca


55 min aproximadamente
Fácil

Sempre achei um desperdício jogar fora toda aquela parte branca da casca da melancia, até que um dia que resolvi ralar e cozinhar junto com água e açúcar para ver se viraria um doce. A primeira receita não deu certo, pois ralei com casca e ficou duro.  Fui aprimorando até que cheguei a esta receita de doce de melancia. A parte mais trabalhosa é a de ralar, mas se você tem um processador de alimentos, rapidinho estará tudo ralado.

Ingredientes

500 g da parte branca sem casca com um pouquinho de vermelha ralada (usei 1/4 de uma melancia grande, tenha noção pela foto)

3 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de água

1 colher (sobremesa) de cravo da índia

 

Observações e dicas:

  • Já fiz para minha mãe substituindo o açúcar por adoçante culinário e ficou gostoso também. Então se for fazer com adoçante veja a quantidade sugerida na embalagem do produto. É importante falar que feito com o adoçante o doce fica mais aguado.
  • Você também pode colocar açúcar mascavo no lugar do açúcar cristal. Coloquei para essa quantidade 1 xícara (chá) de açúcar mascavo e 1 colher (sopa) de açúcar cristal. Ele ficou moreninho e até achei mais saboroso. Então fica a seu critério qual a melhor forma de adoçar o seu doce.
  • Se você gosta de doce bem docinho, aconselho a colocar mais açúcar. Aqui preferimos doces menos açucarados.
Modo de preparo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e misture. Coloque para cozinhar por aproximadamente 45 minutos. Misture de vez em quando para não grudar no fundo. Experimente um pouco para saber se está do seu gosto. Caso queira acrescentar mais açúcar ou queira deixar cozinhar mais para ficar mais macio, sinta-se à vontade.

 

Esse doce lembra muito o sabor do doce de mamão verde.

 

Coloquei no vidro para levar de presente para minha avó.

 

Ah, se você é fã de doces de frutas, recomendo fazer esse Doce de mamão maduro também!

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Aproveite também para seguir o Cozinha da Robs nas redes sociais Facebook e Instagram, lá tem novidade praticamente todos os dias!

Beijinhos e até a próxima receita!

 

Comentários

Um comentário sobre “Doce de melancia – feito com a parte branca”

  1. Cintia disse:

    Este doce ficou divino de delicioso gostei muito

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta