Lombo Xadrez


01:30h
Fácil

Lombo xadrez será a receita do post de hoje.

O lombo de porco xadrez surgiu como mais uma receita adaptada. Ia receber a família aqui para comemorar o niver do maridão e como a semana havia sido super, mega, difícil (estava exausta), precisava de um prato que fosse único ou que precisasse somente de um acompanhamento. Mas como era para comemorar o aniversário do marido, não poderia ser qualquer coisa. Aí, lembrei de um frango xadrez que meus amigos queridos Vivi e Magão fizeram uma vez pra gente quando ainda morávamos em Vila Velha (veja a receita aqui). Mas, tinha um pequeno problema, o avó do marido não é fã de frango e foi por isso que surgiu o Porco Xadrez. Fiquei muito satisfeita com o resultado e todo mundo amou e até levou marmitinha para casa, pois a receita rendeu muito.

Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas médias cortadas em fatias
2 dentes de alho esmagados
2 g de lombo suíno cortado em cubos
2 cenouras picadas em fatias grossas
1 pimentão verde cortado em fatias
1 pimentão vermelho cortado em fatias
1 pimentão amarelo cortado em fatias
2 xícaras de amendoim (já comprei aquele torrado sem casca)
1 vidro de molho shoyu
1 colher de sopa de maisena diluída em água (se quiser mais encorpado, pode usar mais)
1 litro de água fervente
2 colheres (sobremesa) de tempero alho e sal
Modo de preparo
Em uma bacia coloque toda a carne picada, acrescente o tempero, metade do shoyu, misture e deixe marinando por uns 30 minutos. Dica: enquanto a carne marina, vá picando os outros ingredientes.
Em uma panela grande, coloque o azeite de oliva, a carne  e deixe-a refogando até que mude totalmente de cor (dará bastante água). Vá misturando de vez em quando até que ela seque e comece a querer fritar. Quando estiver neste ponto, acrescente a água fervente e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos em fogo baixo. Neste período, vá misturando de vez em quando. Passado este tempo, experimente a carne e veja se está cozida e boa de sal (é bom que esteja bem temperada para que os outros ingredientes incorporem o sabor). Caso ainda não esteja no ponto, acrescente mais um pouco de água (pode ser fria) e deixe cozinhar mais um pouco. Carne no ponto, acrescente o restante dos ingredientes (menos o amendoim) e misture bem. É necessário que ainda tenha um caldo na panela, caso não tenha, acrescente mais um pouco de água. Deixe os ingredientes cozinharem por aproximadamente 10 minutos ou até que a cenoura fique al dente. Experimente para saber se está no ponto e acrescente o amendoim. Misture mais um pouco e está pronto. Engrosse o caldo com o amido diluído e sirva em seguida com arroz branco.

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.

Beijinhos e até a próxima Receita!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta