Biscoito de Polvilho escaldado
Biscoito de polvilho escaldado é uma das iguarias mineiras! Quem é ou já foi em Minas Gerais já deve ter experimentado ou se acabo de comer biscoito de polvilho. Sou super fã e desde que mudamos para os Estados Unidos venho testando e adaptando receitas com os ingredientes que encontro aqui no intuito de chegar a um biscoito bem próximo do original.
Eis que consegui e vim compartilhar com vocês!
Esse biscoito fica praticamente igual aqueles biscoitos de polvilho escaldado que encontramos para comprar em vários supermercados.
Ele fica bem sequinho, crocante e pode ser guardados em saquinhos por semanas.
Recomendo experimentarem aí!
Ingredientes
680 gr de polvilho doce ( aqui uso 1 pacote que vem esta quantidade – marca Goia)
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de óleo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
6 ovos grandes (sendo ovos pequenos, recomendo acrescentar +1 ovo) Uma dica: se você tirar a pelinha da gema do ovo, diminui o cheiro do ovo nos biscoitos. As vezes faço isso.
Modo de preparo
- Em um caneco coloque a água, o óleo, o sal e o açúcar. Misture e coloque-os para ferver.
- Em uma bacia (uso a da batedeira) coloque o polvilho.
- Vire a mistura fervente no polvilho para escaldá-lo. É importante misturar ou bater bem essa mistura com o polvilho para que ele fique bem escaldado e não sobre gruminhos.
- Quando ele estiver frio vá adicionando os ovos aos poucos (se não esfriar bem o cheiro de ovo ficará bem acentuado depois de assado). Misture ou bata até que fique uma mistura homogênea.
- Coloque o forno para pré-aquecer a 180ºC (se seu forno for daqueles mais potentes) ou 200ºC para os fornos convencionais. Para quem é daqui dos EUA 370ºF.
- Unte assadeiras ou coloque papel alumínio ou papel manteiga para colocar os biscoitos para assar.
- Coloque essa mistura em um saquinho resistente (tipo saco de arroz), faça um furinho na ponta de um dos lados e vá modelando seus biscoitos. É importante deixar um espaço entre eles para que não grudem enquanto estiverem assando.
- Leve-os ao forno e asse até que fiquem levemente dourados em baixo para não ficarem com gosto de queimado. O tempo de forno dependerá muito do seu forno. Aqui no meu, cada fornada levou em média 20 minutos.
Essa receita rende muito, então, se quiser, faça 1/2 receita para experimentar e não ficar horas na cozinha! Aqui como amamos, sempre faço uma receita e que acaba evaporando em 3 dias!