Suco verde
Para esta #QuartaFit compartilharei a receita do meu suco verde de todos os dias.
Ei pessoal, confesso que não era adepta desse tal suco verde também conhecido como suco detox, até porque sempre achei que a couve, o agrião, o espinafre e a rúcula só ficava boas na salada ou refogadas (exceto o agrião). Mas após várias reportagens lidas e vistas e de uma conversa com uma nutricionista, acabei fazendo essas folhas em especial a couve (é a que uso normalmente), ir pararem no suco.
A nutricionista me disse que as folhas verde escuras (couve, rúcula, espinafre e agrião) são ricas em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento das células do nosso organismo. Estes vegetais também possuem componentes valiosos como o ácido fólico, vitaminas do complexo B necessária para a manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelho.
Ela disse também que dependendo da receita, oferece cálcio (importante para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia) e que se acrescentar água de coco ou chá (de cavalinha ou cidreira) na receita, o suco poderá ajudar a desinchar e até queimar gordurinhas.
As sementes (linhaça, girassol e gergelim), o gengibre e o limão, reforçam as defesas do organismo.
Existem várias receitas e variações desse suco e acredito que colocando limão e uma das folhas verde escuras (que segundo a nutricionista é a base para o suco) pode-se acrescentar alimentos que agrade seu paladar (frutas, legumes, sementes, água, chá…).
Então vamos a receita que faço todos os dias:
Ingredientes
1 limão espremido
1/2 folha de couve (daquela folha menor) ou dois cubos de gelo (falarei sobre armazenar a couve de maneira prática daqui a pouco), mas se quiser colocar mais, fique a vontade
4 folhas de hortelã
1 colher (café) de gengibre em pó (gosto por ajudar a acelerar o metabolismo, então sempre coloco no suco. Gosto do gengibre seco por achá-lo menos forte, mas tenho grumos secos em um moedor)
1 maçã com a casca
1 copo de 300 ml de água
Adoce a gosto (sempre uso gotas de sucralose)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por uns 3 minutinhos e sirva em seguida. Não tenho o hábito de coar para aproveitar todas as fibras.
Armazenando a Couve:
- Se você tem uma horta em casa que tenha couve, ótimo! Vá lá e pegue metade de uma folha todos os dias para preparar seu suco.
- Não tem horta? Sem problema, você pode armazená-la de duas maneiras:
- Bata as folhas com um pouquinho de água e coloque em formas de gelo e leve ao freezer ou congelador. Quando for fazer o suco basta colocar os cubos de gelo de couve.
- Picar grosseiramente todas as folhas e colocar em um saquinho e armazenar no freezer ou congelador. Quando for fazer o suco basta pegar a quantidade de folhas que desejar. As folhas congeladas ficam quebradiças e continuam verdinhas. Conservo minhas folhas de couve desta forma, acho que ocupa menos espaço no freezer e me dá menos trabalho para armazenar.
Super dica para combater o inchaço do dia a dia :
A nutricionista me recomendou a tomar 2 xícaras de chá verde, centelia aziática ou cavalinha durante o dia para que reduza a retenção de líquidos do organismo, principalmente nos dias de calor intenso. Não sei você, mas no verão me sinto um verdadeiro balão inflado!
Espero que vocês gostem!