Alfajor de Biscoito
E como para tudo existe uma adaptação, principalmente na cozinha, segue uma receita de alfajor feito com biscoito Maria. Gente, é super fácil de fazer e fica uma delícia, diferente do original, mas muito bom!
A tia Mery fez para o primeiro aniversário do Tiago e adorei. Depois eu e minha mãe fizemos para o aniversário de minha sobrinha. É um verdadeiro sucesso… Baixinhos e grandinhos adoram!
Ingredientes
Ingredientes:
1 pacote de bolacha redonda ( aqui em MG usamos o biscoito Maria)
1 lata de leite de doce de leite de 800 gr ( normalmente sobra, mas a pequena é pouco)
300 g de chocolate ao leite em barra picado (para banhar)
Modo de preparo
Modo de preparo:
Com uma faca, passe o doce de leite em duas bolachas, feche como um sanduíche e reserve. Se quiser colocar palito, coloque antes de unir as duas bolachas/biscoitos. Repita esta mesma operação até que acabe o pacote de bolachas/biscoitos. Derreta em banho-maria o chocolate ao leite picado, sempre mexendo. Forre uma bandeja com papel-manteiga. Com o auxílio de dois garfos, banhe o alfajor no chocolate derretido e vá distribuindo na bandeja forrada com papel-manteiga. Depois, coloque na geladeira até que endureça o chocolate (cerca de 30 min).
Observação:
- Como estes foram feitos para festa infantil, colocamos palito de picolé conforme o passo a passo para facilitar para as crianças pegarem.
- Você pode varias os recheios colocando brigadeiro, goiabada cremosa, ganache de chocolate preto ou branco, enfim, o recheio que gostar.
- A cobertura também pode ser com chocolate branco, chocolate meio amargo ou até mesmo com o chocolate amargo.
Dica:
Além de cobri-lo com chocolate podemos acrescentar alguns detalhes para enfeitar. Veja nestas fotos que peguei no imagens do google.
São lindos, né? Agora é só usar a criatividade e criar o seu com ou sem palito.
Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida sobre os ingredientes ou passo a passo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar a caixinha notifica-me para que você seja avisado sobre o próximo post assim que ele for publicado aqui no Blog.
Beijinhos e até a próxima receita!
Olá, agradeço sua resposta. De fato o problema é a temperatura do chocolate. A Harald entrou em contato comigo por telefone e eles me deram várias dicas para o alfajor ficar bom e não rachar. Obrigado!
Que ótimo Iago!
Fiquei feliz por ter conseguido solucionar seu problema!
Estou com uma dúvida cruel: o chocolate da cobertura está rachando. Em um outro post seu, eu vi você comentando que pode ser a qualidade do chocolate ou o ponto. Acontece que o chocolate que eu uso é o Harold Top, blend, específico para cobertura. O que pode ser, tendo em vista que eu uso um chocolate de boa qualidade. Qual sugestão de chocolate você me daria, com base no que você usa? Estou procurando essa resposta em diversos sites e blogs. Mas não encontro. Fico no Aguardo!
Ei Iago, minha mãe adora este chocolate que você usa. Ela faz bombons e o usa como cobertura e sempre dá certo. Acho que pode ser que esteja deixando o chocolate passar do ponto (tipo temperatura incorreta).
Eu normalmente uso o Nestlé para cobertura, mas ele é um chocolate mais caro, então se o que faz é para vender, acredito que não será viável trocar o chocolate.
Recomendo testar o chocolate em outra temperatura de derretimento e quem sabe dá certo.
Boa sorte e fico aqui torcendo para dar certo!