Linguine com Shitake
A nossa receita desta sexta-feira será Linguine com Shitake.
Pessoal, já havia comido algumas vezes o cogumelo Shitake, mas nunca havia me aventurado a preparar! O maridão comprou uma bandeja de cogumelos frescos e disse para eu me aventurar na cozinha e preparar um delicioso prato e lá fui eu seguindo meus “instintos culinários”.
Gente, ficou perfeito e extremamente saboroso! Recomendo 100%
Ingredientes
250g de macarrão linguine (usei o massa caseira da Vilma e coloquei 1/2 pacote para duas porções)
6 cogumelos Shitake fatiados
1 caixa de creme de leite (se tiver creme de leite fresco, com certeza, ficará muito melhor. Usei o de caixa porque era o que tinha aqui na hora)
1 colher (sopa) de manteiga
50 ml de vinho tinto seco
50 ml molho shoyu
100 ml de água
Sal e pimenta a gosto
Salsinha picadinha
Parmesão fresco ralado (opcional)
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote. Enquanto a massa cozinha, vá preparando o molho para que os dois fiquem prontos praticamente juntos. Em fogo baixo, coloque uma frigideira funda ou mesmo em uma panela, coloque a manteiga e quando estiver derretida acrescente os cogumelos. Refogue-os um pouco, acrescente o vinho e o shoyu e misture mais um pouquinho. Coloque a água, misture e tampe uns 5 minutinhos. Caso nesse período, comece a grudar muito no fundo na panela, pingue mais um pouquinho de água. Passado este tempo, acrescente o creme de leite, a salsinha, misture e prove para saber se o sal está a seu gosto. Se estiver, desligue o fogo e acrescente o macarrão sem a água do cozimento. Caso o macarrão já esteja frio, coloque o molho novamente no fogo e misture delicadamente. Sirvam em seguida.