Lagarto Assado ao Molho Madeira e Cogumelos
A receita de hoje será Lagarto assado com molho madeira e cogumelos.
Essa receita é antiga aqui no blog, mas como o Dia da Mães está chegando, achei uma ótima pedida para se preparar neste dia que é tão especial!
Aqui em casa gostamos muito de carne assada e vira e mexe preparo. Como ainda não havia postado esta aqui, fiz um passo a passo e espero que gostem como nós gostamos!
Certamente, é uma carne super fácil de preparar, mas é preciso que ela tenha uma camadinha de gordura para que não fique ressecada. Também é preciso um tempo de marinada para que o tempero penetre nela por completo. Então, sugiro que prepare a marinada com mais ou menos 12 horas de antecedência ou se possível no dia anterior ao preparo. Assim sua a carne ficará completamente temperada e super saborosa!
Ingredientes
Para a Carne
1 kg de lagarto
Folhas de sálvia (usei umas 10 e é opcional)
1 colher (sobremesa) de tempero (uso este tempero caseiro)
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 folha de papel celofane
Para o Molho:
200 g de cogumelos paris frescos (mas pode usar o em conserva)
½ colher (sopa) de manteiga
½ colher (sopa) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de extrato de tomate
¼ de xícara (chá) de vinho tinto
½ xícara (chá) de água fervente
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
ou
1/3 de xícara (chá) de água
1 vidro de molho madeira
Modo de preparo
Carne:
Em uma vasilha coloque o vinho, as folhas, o tempero e misture. Pegue a carne e fure-a para que o tempero penetre com mais facilidade. Coloque a carne sobre a marinada, tampe a vasilha e deixe na geladeira por mais ou menos 12 horas. Passado o tempo de marinada, coloque a carne juntamente com o líquido dentro do papel celofane delicadamente (o papel é muito frágil) e leve para assar por uma hora e meia (90 minutos). Depois desse período, transfira a carne para uma assadeira e leve-a novamente para o forno até que doure (se o seu forno tiver gril, use-o, pois a carne dorará mais rápido e não perderá a suculência). Quando estiver dourada, retire do forno e fatie quando o molho estiver pronto para que ela não esfrie.
Molho:
Se for preparar seu próprio molho:
- Em uma frigideira, coloque a sobra de líquido do papel celofane , a manteiga e leve ao fogo médio. Atenção: essa sobra da carne dão sabor ao molho. Assim que derreter, acrescente a farinha e misture bem, por 2 minutos, para formar uma pastinha.
- Junte o extrato de tomate, os cogumelos e mexa por 1 minuto, raspando o fundo da frigideira com a espátula para dissolver os queimadinhos e a mistura ficar com uma cor de ferrugem.
- Adicione o vinho e mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (se preferir, utilize um batedor de arame). Misture a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o molho reduzir e engrossar levemente – isso leva uns 2 minutos. Verifique o ponto com uma colher: o molho deve formar uma camada brilhante nas costas da colher. Sirva a seguir sobre as fatias de carne.
Se for preparar com o molho pronto:
- Em uma panela coloque os cogumelos, a água e a sobra de líquido do papel celofane.
- Misture e deixe cozinhar por uns 4 minutinhos.
- Destampe e acrescente o molho madeira, misture e deixe-o reduzir. Quando tiver reduzido, deligue o fogo.
- Fatie a carne, coloque o molho sobre ela e sirva em seguida.
Observações:
- Usei lagarto, mas pode-se fazer com qualquer carne que seja boa para assar e que tenha um pouco de gordura para que não fique ressecada e sem sabor.
- Quando for colocar para dourar, se o seu forno for daqueles que demora, é melhor deixá-la descorada do que ressecada. Pois, se a carne estiver assada e ficar muito tempo no forno ela resseca.
- Se não tiver a erva não tem problema.
Você tem receita do molho caseiro?