Como cozinhar feijão na panela de pressão

Feijao22Feijao22
Cuisine

Esse post é especialmente para duas mocinhas que irão se casar este ano. Ambas terão que assumir um lar e além de mulheres lindas, terão que ser administradoras e cozinheiras em alguns momentos. Mas, acredito que este post ajudará também a várias pessoas que penam para cozinhar aquele feijão de todo dia, que quando não queima, fica duro ou descorado.
Primeiríssimo passo:
A compra do feijão é muito importante, sempre compro o feijão carioca (é aquele marronzinho rajado). É importante observar o tamanho do feijão, sempre dê preferência para os grãos menores (eles são mais novinhos e ficam mais vermelhinhos quando cozidos).
Passo a passo:
  1. Em uma vasilha coloque a quantidade de feijão que pretende cozinhar. Lembrando que deste deverá ser retirado todas as pedrinhas e feijões estragados. Ou seja, nesta vasilha deve ser colocado o famoso feijão “catado”. Recomendo que meça a quantidade de feijão em copos para saber quanto de água irá colocar.
  2. Lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes, escorra-o e reserve.
  3. Pegue a panela de pressão, coloque o feijão e complete com água. Para cada copo de feijão é necessário colocar 5 copos de água. Importante: a água tem que ficar pelo menos 2 dedos abaixo da tampa da panela.
  4. Coloque o feijão para cozinhar em fogo alto e quando a panela começar “apitar”, abaixe o fogo, conte 30 minutos.
  5. Vencido o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Eu como sempre estou compressa, coloco a panela em baixo da torneira aberta até toda a pressão sair. É bom não ficar perto. Ah, dizem que isso estraga a borracha da panela, mas prefiro comprar borracha de vez em quando do que ficar esperando a panela esfriar.
  6. Como cada feijão mesmo sendo carioca é de um jeito, caso ele não esteja bem cozido, coloque mais um pouco de água, misture com uma colher limpa e coloque-o de volta em fogo baixo por mais 10 minutos aproximadamente.
Uma dica de como temperar o feijão:
Coloque 1 colher (sobremesa) de óleo em uma panela, 1 colher (café) bem cheia de tempero alho e sal, 2 conchas pequenas de feijão cozido e um pouco de água, caso o feijão esteja com pouco caldo. Deixe ferver um pouco e prove, caso esteja sem tempero pode colocar sal ou um caldo de bacon (fica muito bom). Deixe ferver mais um pouco e está pronto.
Importante:
O feijão que está cozido para durar muito tempo, distribua porções em vasilhas plásticas e coloque no freezer.
Espero que este passo a passo seja bem útil.
Beijinhos!!!

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “Como cozinhar feijão na panela de pressão”