Bifum com cogumelos


Bifum com cogumelos será a receita de hoje.

Ainda não sabe o que é bifum? O bifum nada mais é que um macarrão de arroz que não precisa ser cozido e sim, hidratado por alguns minutinhos em água quente. Muito encontrado na culinária Oriental e super fácil de preparar.

É bem versátil e perfeito para se comer frio ou quente. Sempre faço aqui em casa e muitas vezes só acrescento tomatinhos, manjericão e tempero com azeite, sal e pimenta do reino.

Este fiz um pouco incrementado e recomendo que provem, o sabor fica incrível!

Ingredientes

1/2 pacote (100 g) de macarrão oriental Bifum

100 g de cogumelos shitake picados

100 g de cogumelos shimeji picados

8 tomatinhos

1/3 de xícara (chá) de manjericão (quantidade estimada)

1/3 de xícara (chá) de salsinha (quantidade estimada)

50 ml de shoyu

50 ml de vinho tinto seco

2 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de tempero alho e sal

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico (opcional)

Modo de preparo

Em um refratário coloque o macarrão para hidratar (conforme informações do fabricante). Em uma frigideira coloque 1 colher de azeite, o tempero alho e sal e despeje os cogumelos. Vá misturando até que os cogumelos murchem. Acrescente sobre eles o vinho e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos em fogo baixo (ah, tampe a panela). Passado o tempo de cozimento, acrescente os tomates, as folhas verdes, misture delicadamente e desligue o fogo. Escorra o macarrão e tempere-o com o azeite e com o vinagre misturando delicadamente. Acrescente os cogumelos, prove para saber se precisa de sal e sirva em seguida.

Observações:

  1. O macarrão oriental é muito fininho e por isso é preciso misturá-lo delicadamente.
  2. O vinagre balsâmico ou aceto balsâmico, não é um vinagre comum. A receita tradicional do vinagre balsâmico é feita com a redução (cozimento) de suco de uvas e por isso não é um vinagre comum. Veja a explicação completa clicando aqui.
  3. Por ser um macarrão versátil, você pode usar a criatividade e alterar os ingredientes a seu gosto. Mas, é importante lembrar que por se tratar de um macarrão mais delicado, sugiro que os ingredientes para o preparo sigam a mesma linha.

Espero que vocês gostem!

Beijinhos!!!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *