192

Bolinho de carne fácil ou Almôndega assada

Bolinho de carne será a receita do post de hoje.

Já disse aqui várias vezes como amo a tal da cerne moída. Acho um super coringa na cozinha para qualquer preparação. Já fiz várias receitas que até estão aqui no blog como (Croquete de mandioca com carne moídaEspaguete com almôndegas, PolpetoneAlmôndegas recheadas e assadas com batatinhas…).

A receita de hoje fiz para petiscar hoje a noite com um casal de amigos. Ficou uma delícia (suculenta e muito saborosa) e até o Tiago que é extremamente seletivo, gostou muito!

Ingredientes:

600 g de carne moída  (acém)
1 colher (sobremesa) de tempero alho e sal (uso normalmente este aqui)
1 colher (café) de canela
1 colher (chá) de páprica picante (usei a picante defumada, mas se não tiver substitua por algum temperinho picante)
1 ovo
1 pão francês ou pãozinho sem glúten amolecido no leite

1/2 xícara (chá) de leite para amolecer o pão

Modo de preparo:

Em uma vasilha bata o ovo, coloque o tempero, o pão amolecido e reserve.  Em outra vasilha maior, coloque a carne moída e misture todos os ingredientes e amasse até que forme uma massa homogênea (fica meio grudenta). Recomendo que jogue a massa na vasilha ou sobre uma superfície, várias vezes para que a carne libere seu colágeno para que os bolinhos fiquem mais uniformes e não abram com facilidade.

Uma dica amiga: para saber se seu bolinho está no ponto, faça uma bolinha e coloque-a em um pratinho e leve ao microondas por uns 30 segundo (isso, no meu aparelho, pode ser que no seu precise de um pouco mais ou menos tempo) e experimente para saber se está a seu gosto com relação ao tempero. Digo que é só para um teste provar o tempero, pois os microondas resseca a carne.

Gosto de passar um pouco de óleo na mão para facilitar na hora de enrolar. Modele fazendo bolinhas e aperte bem para não abrir na hora de assar.

Para assar:
Unte uma forma com um fio de azeite ou um tabuleiro e disponha as almôndegas lado a lado. Leve ao forno para assarem (aqui ficaram 20 minutos em 205ºC). Sirva em seguida como achar melhor!

Espero que gostem da receita.

Beijinhos!!!

Assine o canal do Cozinha lá no Youtube:

Para mim será um enorme incentivo e para você a oportunidade de ficar por dentro de todas as novidades. Basta clicar no link a seguir Youtube/Cozinha da Robs.

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar conosco: 

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado