Imagem

Bolo integral de banana

Bolo integral de banana será mais uma receita saudável aqui para o blog.

Eu e minhas crianças amamos bolo de banana! E como faço regularmente, resolvi trocar a farinha branca pela integral e acrescentar alguns ingredientes. Antes eu fazia esta receita aqui, que também é muito boa e não deixa de ser outra opção de receita de bolo de banana. Fiz com bananas caturra/ nanica  bem madura. Ficou muito bom e recomendo 100%.

Ingredientes:

3 ovos
1 xícara de leite (coloquei 24 0ml de leite desnatado)
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de óleo
2 bananas
1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo integral ou farinha de arroz integral
1 xícara (chá) de amido de milho (Maizena)
1/2 xícara (chá) de aveia
1 colher (chá) de canela
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 bananas fatiadas no comprimento para forrar a forma (se quiser ou precisar, coloque mais bananas)
Mistura de açúcar e canela para polvilhar a forma (coloquei +ou- 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa) de canela)

Modo de preparo:

Coloque numa vasilha a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento e misture bem. No liquidificador coloque o restante dos ingredientes e bata por aproximadamente 5 minutos. Despeje o líquido na vasilha da farinha e misture delicadamente até que forme uma mistura homogênea.  Unte e enfarinhe (com açúcar e canela ) uma forma redonda ou retangular  (aquelas de tamanho médio 30 x 20 cm a retangular), coloque as bananas fatiadas e depois a massa. Leve para assar em forno baixo por aproximadamente 40 minutos ou até corar.

 Observação:

É bom lembrar que a massa não deve passar da metade da forma para não correr o risco de transbordar quando estiver assando. Como minha forma é pequena, a massa deu para fazer duas formas menores.
bolo integral de banana

Observações:

  • Se quiser que o bolo fique molhadinho, faça uma calda com açúcar e molhe o bolo antes de servir. Eu fiz uma calda com açúcar mascavo e ficou bem gostoso.
  • Se usar a farinha de arroz, provavelmente a textura da massa ficará mais líquida, mas não precisa se preocupar que é assim mesmo e vai dar certo. Agora, como tenho percebido uma variação grande nas farinhas por conta de marca, fique atento, se sua massa ficar muito densa, basta acrescentar um pouco mais de leite e pronto.
Vale a pena fazer, é muito fácil e fica muito, muito bom.
Espero que vocês gostem!
Beijinhos!!!

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar conosco: 

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado