Como receber À Americana


  • 19/06/2018

Como receber à Americana será o assunto do post de hoje.

Continuando a série como Receber Bem, hoje teremos mais um post cheio de dicas e informações sobre o assunto.  Ainda não viu nenhum post desta série? Então clique aqui.

Informações:

Certamente, receber convidados é uma tarefa que requer planejamento, ou seja, temos que ter bastante cuidado. E devido a isso alguns medidas devem ser tomadas. O serviço à americana é muito utilizado quando não temos espaço suficiente para acomodar nossos convidados assentados em uma mesa.

Para este serviço, não importa o tipo de refeição, o serviço americano, que conhecemos como “Buffet”, resolve de forma simpática, o problema de falta de espaço para reunir um grupo grande de convidados.

Todos os pratos são colocados em uma única mesa e cada convidado se serve à vontade.

Para que tudo corra bem, você só precisa pensar no cardápio e na melhor forma de acomodar a mesa e os convidados.

O cardápio para um jantar americano deve constar de um entrada fria, um prato quente com acompanhamento, sobremesa, café e licores ou conhaque.

As bebidas, além de aperitivo, podem ser cerveja ou vinho, dependendo do que for servir.

Como montar a mesa:

ou

A arrumação da mesa, no jantar americano, deve facilitar a circulação dos convidados. No esquema anterior, as setas indicam o sentido para cada um se servir.

  1. Se houver espaço suficiente, ajeite a mesa no centro. Se não, encoste-a numa parede. É importante deixar espaço à sua volta para permitir a circulação. Se a mesa for pequena, disponha nela apenas os pratos talheres, guardanapos, copos e bebidas.
  2. De um lado do móvel, disponha pratinhos e garfinhos (para a entrada fria), pratos grandes, garfos grandes e guardanapos. Do outro lado, alinhe as travessas, cada qual com seu talher para servir. Em uma das extremidades, ajeite os copos e as bebidas. O vinho e a cerveja podem ser servidos momentos antes do jantar. Na outra extremidade, ponha cestinhos com os pães. Ao centro coloque um arranjo de flores.
  3. Quando todos já tiverem terminado, retire tudo da mesa e coloque pratinhos, talheres e a sobremesa. Sorvetes, cremes, e mousses, podem ser servidos em taças.

Dicas:

  • Mantenha as travessas sempre abastecidas.
  • Tenha vários abridores de garrafas e sacarrolhas à mão, para não depender de um só.
  • Espalhe vários recipientes para caroços de azeitona, palitos e outras sobras.
  • Verifique se há cinzeiros para serem limpos e reserve um espaço para os fumantes.
  • Se os  convidados forem comer com o prato na mão, sentados em poltronas ou sofá, facilite: sirva alimentos que podem ser consumidos apenas com o uso de garfo, sem a necessidade de uso de faca.
  • Não use pratos e copos de papel se os convidados tiverem que ficar em pé ou mesmo sem apoio para os pratos e copos.
  • Não sirva sopas.
  • Leve à mesa água e refrigerante para quem não consome bebida alcoólica.
  • Para um “buffet” frio ou quente, os pratos não devem levar muito molho, mas se for preciso, não podem ser muito ralos, uma vez que dificultam o serviço.
  • Monte cada travessa com cuidado, observando a quantidade de cada uma: os pratos muito cheios dificultam o manuseio por parte do convidado.
  • Convém  optar por pratos que possam ser preparados em porções individuais como tomates recheados, vol-au-vent ou melão com presunto. Fica mais fácil para o convidado.
  • evite pratos muito difíceis de serem cortados à mesa. Prefira aqueles que levem a carne já cortadas (ou corte antes de servir), aves desfiadas e legumes em pedaços pequenos.
  • Providencie várias mesinhas de apoio espalhadas pela sala, para facilitar. è muito difícil comer com o prato ao colo, ou em pé, sem ter onde colocar o copo. Se preferir, espalhe almofadas pelo chão.

Exemplos da internet:


Veja outros exemplos clicando aqui.

Espero que gostem das dicas e que sejam muito úteis e até a próxima com mais posts da série Receber Bem.

Beijinhos!!!

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Como preparar um Brunch

Como preparar um Brunch será o assunto do post de hoje. Continuando a nossa série Receber Bem, hoje falarei sobre o Brunch. Ainda não leu nada de ...

10/06/2018
Calcular quantidade por pessoa

Calcular quantidade por pessoa (comidas e bebidas) será o assunto do post de hoje. Calcular quantidade de alimento por pessoa certamente é um desafi ...

01/03/2019
Personalizados para festa infantil

Personalizados para festa infantil será o assunto do post de hoje. Acho que todo aniversário tem que ter um bolo gostoso e bonito para cantar parab ...

02/08/2016

Parcerias