Páprica

O que é Páprica -Explicação, dicas e receitas

Páprica será a segunda especiaria que irei abordar na Categoria Especiarias / Ervas e Temperos daqui do Cozinha.

Conforme disse, quando falei do Curry , darei algumas explicações, dicas e algumas receitas do que uso normalmente em minhas receitas e que acabam dando aquele “UP” e um sabor mais que especial.

Espero que vocês gostem e que compartilhem comigo suas dúvidas e dicas!

Então, vamos a Páprica ou Paprica:

 Muita gente já conhece essa especiaria que é a Páprica. Mas, sei que alguns não tem ideia do que é e não sabem como usar. Então, a páprica é um pó vermelho feito a partir do pimentão ou de pimentas, ambos secos e moídos. Para produzir a páprica doce, boa parte das sementes do pimentão é retirada, enquanto na páprica picante quase todo o fruto é utilizado. Ambas são de cor vermelha e muitas vezes confundida com o colorau. Mas é bom ressaltar que o colorau aqui no Brasil é feito com uma semente chamada urucum.

Vou falar um pouquinho do que acho de cada uma:

Páprica Páprica Doce:

Tem um sabor mais leve e adocicado, gosto muito de usar para preparar aves. Então, se você gosta de sabor mais suave, recomendo que use esta.

PápricaPáprica Picante:

Com sabor mais pronunciado e bem picante, acho ótima para usar em carne bovina e suína.

PápricaDefumada:

Tem nas duas versões (doce e picante) e confesso que é a páprica que mais uso e que mais gosto. Tenho aqui em casa das duas e uso com frequência nas receitas que preparo.
A Páprica para mim é mais um trunfo na cozinha para deixar os pratos saborosos e coloridos. Por ter um sabor específico, combina facilmente com muitos alimentos como carne, peixes, aves, molhos e legumes. Já fiz algumas receitas que estão aqui no blog onde usei a Páprica.
 

Receitas já postadas:

Onde encontro esta especiaria?

Sei que vários de vocês devem estar se perguntando isso. Você encontra nos supermercados (normalmente nos maiores) na seção de condimentos, em feiras livres ou mercados. Aqui em BH compro no Supermercado Verdemar, na Loja Divino Grão ou no Mercado Central.

Normalmente é vendido no peso e de acordo com o tipo o preço varia, mas como normalmente compra-se gramas, não custa caro. A última vez que comprei paguei R$2,54 em 100 g de páprica doce defumada ( já adianto que esta quantidade rende por muito tempo, pois em cada receita que faço uso normalmente uma colher de chá).

Importante:

  • O preço da páprica varia conforme o tipo. Normalmente, a doce é a mais barata e a defumada mais cara.
  • As últimas vezes que comprei, achei o preço da Loja Divino Grão o melhor dentre os outros estabelecimentos que já comprei. Ah, a qualidade também é excelente! Recomendo e não é Merchan”.

Espero que tenham gostado do post!

Beijinhos!!!

Tem alguma especiaria, erva ou tempero que queira saber como usar? 

Mande  para sua sugestão para o contato@cozinhadarobs.com.br que farei um post falando sobre ele para você!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado