Como evitar gases ao comer feijão

Como evitar gases ao comer feijão

Como evitar gases ao comer feijão será o assunto do post de hoje.

Pessoal, eu sempre gostei de feijão, mas confesso que fiquei um bom tempo sem comer por conta de quantidade de gases que me causavam.  Um belo dia ao ir ao endocrinologista, foi me dado as seguintes dicas para preparar o feijão e não ter mais gases.

Então vamos às dicas:

1. Ferventar o feijão antes de cozinhar: faço esta aqui em casa.

Coloco o feijão na panela e cubro-o com água , tampo a panela sem que ela pegue pressão e assim que começa a ferver conto 10 minutos. Depois, escorro toda a água e levo-o para cozinhar normalmente (Como cozinhar feijão). Desta maneira ele fica mais macio e segundo a doutora o amido presente no feijão fica mais fácil de ser digerido.

2. Deixar o feijão de molho por 12 horas:

Deixar o feijão de molho por 12 horas, desprezar a água que o feijão estava de molho e cozinhá-lo fará com que o feijão não cause gases.  Esta maneira é boa de ser adotada quando precisar do grão de feijão mais durinho para o preparo de alguns pratos como o feijão tropeiro, a salada de feijão e feijoada.

3. Não comer a casca do feijão:

É comprovado que a casca do feijão que é a causadora dos gases e devido a isso, se você que ter 100% de certeza que não terá gases com ele, basta tomar apenas o caldinho.  Quando o feijão estiver pronto passe-o em uma peneira (assim aproveitará todos os seus nutrientes) sem permitir que as cascas passem pela peneira.

⇒ Porque nos provocam gases?

Segundo a doutora, o feijão,  a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico,  são muito flatulentos porque possuem carboidratos que não são devidamente digeridos em nosso corpo, pois não temos  as enzimas específicas para digeri-los completamente (principalmente as cascas). Por isso que o feijão fermenta no sistema digestivo causando as dolorosas flatulências.

Espero que vocês gostem das dicas e informações!

Beijinhos!!!

Tem outra dica ou informação para compartilhar conosco: 

Mande para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar aqui no blog!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado