Imagem

Canjiquinha com costelinha de porco

Canjiquinha com costelinha de porco será a receita do post de hoje.

Pois é pessoal, o friozinho chegou e junto com ele as receitas quentinhas que tanto amamos! Sou apaixonada por este prato e confesso que toda vez que faço me acabo de comer! Na verdade, amo canjiquinha de qualquer jeito, até já postei uma outra receita dela feita com frango. Não viu, clique a seguir: Canjiquinha com frango e legumes.

Ingredientes:

500 g de costelinha de porco (se quiser colocar um pouco mais fique a vontade)

1 colher (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de canjiquinha (comprei da marca Pachá e gostei muito)

1 sachê ou cubo de caldo de costela

2 dentes de alho (grandes) ou 4 pequenos triturado ou amassadinho

2 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de páprica defumada (opcional)

1 cebola média picadinha

1 cenoura média picadinha

1 chuchu grande picadinho ou 2 pequenos

1 inhame médio picadinho

1 tomate firme picadinho sem as sementes

1/2 xícara de pimenta biquinho (opcional)

Pimentão (usei mais ou menos 1/2 xícara de chá de amarelo, vermelho e verde)

Cebolinha e salsinha a gosto

1 colher (sobremesa) de corante

2 colheres (sopa) de óleo

Sal e pimenta a gosto

2 litros de água fervente (aproximadamente)

Modo de preparo:

Coloque a canjiquinha de molho para cozinhar mais rápido (10 minutinhos basta). Faça um tempero com o alho, o sal, a páprica e misture tudo na costelinha e reserve. Em uma panela coloque o óleo, o açúcar e misture até que o açúcar caramelize. Assim que caramelizar, coloque a costelinha e refogue-a até que doure. Adicione o corante e misture bem. Acrescente a cebola e refogue-a. Em seguida acrescente os 2 litros de água fervente e tampe a panela por mais ou menos 20 minutos. Passado este tempo, desligue a panela e quando sair a pressão destampe-a e verifique se a costelinha está cozida (caso não, pode acrescentar mais um pouco de água e cozinhe mais um pouco novamente). Costelinha cozida, acrescente a canjiquinha escorrida, misture e deixe cozinhar por uns 10 minutinhos (não precisa tampar a panela para pegar pressão, mas tampe e vá misturando de vez em quando para não grudar no fundo). Quando ela estiver quase cozida, acrescente o  restante dos ingredientes e cozinhe por uns 5 minutos (conte o tempo assim que pegar pressão). Desligue a panela. Prove para saber se está bom de sal e se está cozido a seu gosto, caso não, acrescente mais um pouco de água (pode ser fria) e cozinhe mais um pouco. Desligue e sirva em seguida.
Canjiquinha com costelinha

Importante:

  • Deixe a costelinha dourar bem para que quando colocar água ela não fique descorada. O açúcar é para ajudar a costelinha a dourar mais rápido e ficar com aspecto mais bonito.
  • Sempre avalie a quantidade de água que está na panela para que não grude no fundo ou até mesmo queime. É importante que sempre tenha caldo para ajudar no cozimento e para que a canjiquinha não grude.
  • Coloquei estes legumes, mas você pode colocar os que mais gosta ou não colocar nenhum.

Espero que vocês gostem!

Beijinhos!!!

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar conosco: 

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado