Imagem

Suco verde

Para esta #QuartaFit compartilharei a receita do meu suco verde de todos os dias.

Ei pessoal, confesso que não era adepta desse tal suco verde também conhecido como suco detox, até porque sempre achei que a couve, o agrião, o espinafre e a rúcula só ficava boas na salada ou refogadas (exceto o agrião). Mas após várias reportagens lidas e vistas e de uma conversa com uma nutricionista, acabei fazendo essas folhas em especial a couve (é a que uso normalmente), ir pararem no suco.

A nutricionista me disse que as folhas verde escuras (couve, rúcula, espinafre e agrião) são ricas em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento das células do nosso organismo. Estes vegetais também possuem componentes valiosos como o ácido fólico, vitaminas do complexo B necessária para a manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelho.

Ela disse também que dependendo da receita, oferece cálcio (importante para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia) e que se acrescentar água de coco ou chá (de cavalinha ou cidreira) na receita,  o suco poderá ajudar a desinchar e até queimar gordurinhas.

As sementes (linhaça, girassol e gergelim), o gengibre e o limão, reforçam as defesas do organismo.

Existem várias receitas e variações desse suco e acredito que colocando limão e uma das folhas verde escuras (que segundo a nutricionista é a base para o suco) pode-se acrescentar alimentos que agrade seu paladar (frutas, legumes, sementes, água, chá…).

Então vamos a receita que faço todos os dias:

Ingredientes:

1 limão espremido

1/2 folha de couve (daquela folha menor) ou dois cubos de gelo (falarei sobre armazenar a couve de maneira prática daqui a pouco), mas se quiser colocar mais, fique a vontade

4 folhas de hortelã

1 colher (café) de gengibre em pó (gosto por ajudar a acelerar o metabolismo, então sempre coloco no suco. Gosto do gengibre seco por achá-lo menos forte, mas tenho grumos secos em um moedor)

1 maçã com a casca

1 copo de 300 ml  de água

Adoce a gosto (sempre uso gotas de sucralose)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por uns 3 minutinhos e sirva em seguida. Não tenho o hábito de coar para aproveitar todas as fibras.

Suco verde

Armazenando a Couve:

  • Se você tem uma horta em casa que tenha couve, ótimo! Vá lá e pegue metade de uma folha todos os dias para preparar seu suco.
  • Não tem horta? Sem problema, você pode armazená-la de duas maneiras:
  1. Bata as folhas com um pouquinho de água e coloque em formas de gelo e leve ao freezer ou congelador. Quando for fazer o suco basta colocar os cubos de gelo de couve.
  2. Picar grosseiramente todas as folhas e colocar em um saquinho e armazenar no freezer ou congelador. Quando for fazer o suco basta pegar a quantidade de folhas que desejar. As folhas congeladas ficam quebradiças e continuam verdinhas. Conservo minhas folhas de couve desta forma, acho que ocupa menos espaço no freezer e me dá menos trabalho para armazenar. 

Super dica para combater o inchaço do dia a dia :

A nutricionista me recomendou a tomar 2 xícaras de chá verde, centelia aziática ou cavalinha durante o dia para que reduza a retenção de líquidos do organismo, principalmente nos dias de calor intenso. Não sei você, mas no verão me sinto um verdadeiro balão inflado!

Espero que vocês gostem!

Beijinhos!!!
 

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar?

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado