Imagem ofi

Escondidinho de mandioca

Escondidinho de mandioca será a receita deste post.

Nem acreditei quando olhei no histórico do blog e vi que ainda não havia postado a receita do escondidinho tradicional que é feito com a base de mandioca.

Para mim este é o mais saboroso, comparado com o Escondidinho de batata ou o Escondidinho três legumes. Aqui as crianças gostam bastante!

Então vamos à receita!

Ingredientes:

Base:
1 Kg de mandioca descascada e picada em cubos (esta quantidade é aproximada)
3 colheres (sopa) de manteiga
1/3 xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de sal (se quiser colocar mais fique a vontade)
Molho:
200 g de carne moída
100 g de bacon picadinho em cubos
100 g de linguiça calabresa picadinha em cubos
1/2 colher (chá) de tempero alho e sal
1 cebola pequena bem picadinha
1/2 xícara de molho de tomate
Para gratinar:
 100g de mussarela ralada ou fatias para cobrir o escondidinho

Modo de preparo:

Molho:
Em uma panela frite o bacon e a linguiça (se der muita gordura, retire o excesso). Acrescente a carne moída e deixe refogando até que a carne esteja sequinha, acrescente a cebola, refogue e assim que a cebola estiver murcha coloque o molho e deixe ferver até que o molho esteja encorpado ( dá uns 5 minutos mais ou menos).  Misture de vez em quando  para que não grude no fundo. Prove para saber se está bom de sal, caso sim, desligue o fogo e reserve-o até a montagem.
Massa: 
Coloque as mandiocas com o sal em uma panela de pressão e cubra-as com água. Leve para cozinhar (assim que pegar pressão, marque 5 minutos e desligue a panela). Escorra a mandioca e amasse com auxilio de um espremedor,  garfo ou bata em um mixer. Assim que estiver amassadinha, acrescente a manteiga, o leite e misture bem. É preciso virar uma massinha bem homogênea. Prove para saber se está bom de sal.
Montagem:

No refratário:

Em um refratário de 20 x 30 coloque metade da massa espalhada sobre o fundo da forma e em seguida coloque o molho. Cubra com o restante da massa, polvilhe o queijo por cima e leve ao forno até gratinar .

Em louças de porções individuais:

Coloque um pouco da massa no fundo da vasilha, coloque um pouco de molho, cubra com mais um pouco de massa, salpique o queijo ralado (ou coloque a fatia de queijo) e leve ao forno para gratinar.

Importante:

Como cada forno é de um jeito, fica difícil estimar tempo, mas vá olhando até que fique douradinho. Como meu forno tem Grill, não leva 5 minutos para gratinar.
 Escondidinho de mandioca
Dicas:
  1. Podem ser congelados e assados quando quiser servir, basta tampar a vasilha com papel filme ou tampar a vasilha com a tampa antes de colocar no freezer.
  2. Caso queira mais queijo, pode colocar sobre o molho além de colocar por cima da massa. Normalmente faço assim!
O recheio pode ser feito a seu gosto, só calabresa e bacon, frango desfiado, frango com catupiry, carne seca…Enfim, você pode usar a criatividade ou o que tiver em sua geladeira!
Espero que vocês gostem!
Beijinhos!!!

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar?

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado