Lagarto

Lagarto assado com molho madeira e cogumelos

A receita de hoje será Lagarto assado com molho madeira e cogumelos.

Aqui em casa gostamos muito de carne assada e vira e mexe preparo. Como ainda não havia postado esta aqui, fiz um passo a passo e espero que gostem como a gente aqui.

É uma carne super fácil de preparar e que precisa de uma camada de gordura para que não fique ressecada e marinada por horas para que o tempero penetre por completo.

Ingredientes:

Para a carne:

1 kg de lagarto

Folhas de sálvia (usei umas 10 e é opcional)

1 colher (sobremesa) de tempero (uso este tempero caseiro)

1 xícara (chá) de vinho tinto seco

1 folha de papel celofane

Para o molho:

200 g de cogumelos paris frescos (mas pode usar o em conserva)

1/3 de xícara (chá) de água

1 vidro de molho madeira

Modo de preparo:

Carne:

Em uma vasilha coloque o vinho, as folhas, o tempero e misture. Pegue a carne e fure-a para que o tempero penetre com mais facilidade. Coloque a carne sobre a marinada, tampe a vasilha e deixe na geladeira por mais ou menos 12 horas. Passado o tempo de marinada, coloque a carne juntamente com o líquido dentro do papel celofane delicadamente (o papel é muito frágil)  e leve para assar por uma hora e meia (90 minutos). Depois desse período, transfira a carne para uma assadeira e leve-a novamente para o forno até que doure (se o seu forno tiver grill, use-o, pois a carne dorará mais rápido e não perderá a suculência). Quando estiver dourada, retire do forno e fatie quando o molho estiver pronto para que ela não esfrie.

Molho:

Em uma panela coloque os cogumelos, a água e a sobra de líquido do papel celofane. Misture e deixe cozinhar por uns 4 minutinhos. Destampe e acrescente o molho madeira, misture e deixe-o encorpar. Já encorpado, deligue o fogo.

Fatie a carne, coloque o molho sobre ela e sirva em seguida.

Observações:

  1. Usei lagarto, mas pode-se fazer com qualquer carne que seja boa para assar e que tenha um pouco de gordura para que não fique ressecada e sem sabor.
  2. Quando for colocar para dourar, se o seu forno for daqueles que demora, é melhor deixá-la descorada do que ressecada. Pois, se a carne estiver assada e ficar muito tempo no forno ela resseca.
  3. Se não tiver a erva não tem problema.
  4. Caso não tenha o molho madeira, vou dar uma dica: o líquido que sobrar no papel, coloque-o em uma panela com um pouco de água (1 xícara de chá), misture e deixe ferver. Engrosse esse líquido com 1/2 colher (sobremesa) de amido diluído em um pouco de água. Misture até encorpar, prove para saber se está com de sal e deixe cozinhar por uns 4 minutinhos. Se o molho ficar muito grosso, não se desespere, basta acrescentar mais um pouco de água e deixar ferver.

Espero que vocês  gostem!

 Beijinhos!!!

Assine o canal do Cozinha lá no Youtube:

Para mim será um enorme incentivo e para você a oportunidade de ficar por dentro de todas as novidades. Basta clicar no link a seguir Youtube/Cozinha da Robs.

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar conosco: 

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado