Imagem

Alimentação das minhas crianças

Alimentação das minhas crianças será o primeiro assunto da nova série que se inicia hoje aqui no blog

Tentarei todas as segundas-feiras trazer algum assunto ou receita que tem a ver com as crianças. Estes posts estarão no menu Alimentação Infantil. Então, se o assunto te interessar, venha aqui no blog todas as segundas e confira!

A cada dia que se passa está mais difícil cozinharmos para e com as nossas crianças, já que existe a correria do dia a dia e a facilidade dos produtos industrializados que estão em todo lugar. Alimentação infantil se tornou um enorme problema para muitas famílias e infelizmente, aqui não é diferente. Por esse motivo, neste espaço estarei dividindo o que faço aqui em casa para as crianças e com as crianças.

Muitos já sabem que tenho duas crianças, o Tiago que tem 8 anos e a Daniela que tem 2 anos. O Tiago quando completou 2 anos (idade que as crianças começam a rejeitar alguns alimentos), parou de comer qualquer tipo de comida (arroz, feijão, macarrão, legumes e frutas), quase “morri” por isso. Fiz todos os pratos divertidos, tentava trocar coisas que ele gostava por colheradas de comida e nada, só decepção dia após dia. Cheguei a procurar ajuda, nutricionista e terapia, pois tinha muito medo dele adoecer por isso e também queria muito saber onde havia errado. Acho que toda mãe passa por essa questão quando seu filho não come bem! Mas, como ele era muito novinho e não falava direito (na verdade, essa época ele falava “Tiaguês”), a terapia não foi possível. Então, comecei um acompanhamento com a nutricionista que me recomendou a usar o suplemento PediaSure para que ele não tivesse carência de vitamina. Misturava o suplemento no leite e colocava na mamadeira. E assim se passaram dois anos!

Alimentação das minhas crianças
O Tiago gostava do sabor baunilha. Eu achava ótimo, pois achava que para retirar o suplemento depois seria mais fácil por não alterar a cor do leite.

Em 2012, fomos para a terapia e lá o problema foi diagnosticado. O Tiago havia desenvolvido uma fobia alimentar e por esse motivo ele tinha tanto medo de experimentar qualquer tipo de alimento novo.  Gente, era um sofrimento que parecia que não teria fim. Ele chorava muito e muitas vezes chegava a vomitar quando eu o forçava a provar qualquer alimento que fosse. Acreditem, ele chorava para experimentar batata frita!

Foi a partir dessas consultas semanais que surgiu o Cozinha da Robs e uma nova etapa alimentar na minha vida e na do Tiago, já que para tratar a fobia, seria necessário enfrentá-la de frente. Confesso que por vários momentos me desesperei e tive vontade de desistir! Mas aos poucos, juntamente com a ajuda da terapia, fui fazendo-o ir comigo para a cozinha para prepararmos alimentos novos para nós provarmos. As vezes, fazíamos para ele levar para a escola e assim continuamos até hoje.

Ele teve alta da terapia e continuamos em nossa luta diária. Hoje ele come vários alimentos, como arroz, feijão, carne, batata de diversas formas, mas ainda não experimenta pedaço da maioria dos legumes e verduras; as frutas só em vitaminas ou sucos. Por isso, desenvolvo e adapto várias receitas para que ele tenha uma alimentação equilibrada e com uma quantidade significativa de nutrientes. Claro que na maioria das vezes, ele nem sabe quais são os ingredientes que foram usados e acaba amando o que está comendo ou bebendo. Não conto antes para que ele não rejeite antes mesmo de provar.

Já a Daniela, graças ao meu maravilhoso e misericordioso Deus, come de tudo e ama experimentar alimentos novos!

Alimentação das minhas crianças

Sei que este “problema” não existe só aqui em casa! E até por isso quis escrever um pouco sobre este assunto, pois sei que várias mães vivem o drama de não conseguirem fazer seus filhos comerem da maneira que deveria ser! Mas, não desistam, pois a persistência e a perseverança nos levam ao sucesso! Agora, se você perceber que existe algum problema, não exite em buscar ajuda, seja ela qual for.

Saiba que estamos juntas nesta caminhada materna!

Beijinhos!!!

Quer compartilhar sua história sobre alimentação de seu (s) filho (s) conosco?

Mande  para o contato@cozinhadarobs.com.br. Ficarei muito feliz em postar aqui no menu Alimentação Infantil!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado