Tempero caseiro

Tempero caseiro

Tempero caseiro será a receita do post de hoje.

Já testei várias receitas de tempero caseiro e confesso que não fui feliz com nenhuma delas. A maioria não durava praticamente nada, pois não tinha coragem de colocar a quantidade de óleo e de sal que pediam nas receitas e com isso, sempre estragavam com facilidade. Então, por um bom tempo fiquei comprando esses temperos industrializados mesmo, mas acabava usando um monte de caldos ou descascava alguns dentinhos de alho e socava na hora para completar o sabor da comida, já que esses temperos só tem sal e nada de alho.

Descobri por acaso, no mercado, uma massa de alho da marca Pirata (não sei se tem em qualquer lugar) e resolvi testar. Acabei gostando, pois sentia um gostinho “longe” de alho, mas sentia. E foi com essa massa de alho que passei a fazer o tempero que uso aqui em casa. Como existe conservante no tempero industrializado, não tive problema com relação a durabilidade do tempero. Hoje faço essa receita que descreverei abaixo e conservo 2/3 na geladeira e 1/3 próximo ao fogão e uso por mais ou menos uns 2 meses. Enfim, meus problemas acabaram, pois agora tenho um tempero que tem sabor e que dispensa o complemento de caldos na comida do dia a dia.

Ingredientes:

1 pote de 500 g de massa de alho (já usei tempero alho e sal que deu certo também, fica mais salgado, mas dá certo)

300 g de alho descascado

1 cebola grande

1 molho de salsinha

1 molho de cebolinha

Modo de preparo:

No processador (se não tiver, pode ser no liquidificador), coloque o alho, o tempero e bata até que o alho esteja totalmente triturado. Acrescente a cebola, a salsinha, a cebolinha e bata até que fique uma mistura homogênea. Despeje em uma vasilha ou vasilhas e está pronto seu tempero.

Aqui em casa, tenho o hábito de separar uma vasilha só com a primeira leva de alho e sal e depois bato o restante dos ingredientes.

Observações:

  1. O tempero fica mais cremoso.
  2. Se quiser acrescentar outras folhas e pimentas em seu tempero fique a vontade. Não coloco mais elementos por causa das crianças.
  3. Sugiro que conserve fora da geladeira um potinho com um pouco do tempero e que vá abastecendo a medida que for acabando. Percebi que o tempero que é conservado na geladeira não perde o sabor do alho e das ervas.
  4. É importante que a vasilha esteja bem vedada na geladeira para que não escape o cheiro do tempero por toda a geladeira.

Espero que vocês gostem!

Beijinhos!!!

Assine o canal do Cozinha lá no Youtube:

Para mim será um enorme incentivo e para você a oportunidade de ficar por dentro de todas as novidades. Basta clicar no link a seguir Youtube/Cozinha da Robs.

Fez esta receita ou tem outra para compartilhar conosco: 

Mande uma foto para o contato@cozinhadarobs.com.br ou publique no Facebook marcando o Cozinha da Robs ou Instagram com a #cozinhadarobs. Ficarei muito feliz em colocar no menu Cozinha do Leitor!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado