Como montar um bar em casa


  • 01/08/2016

Hoje vamos começar uma nova série de posts no mundo etílico, mas dando um tempo na área das cervejas e discutindo sobre as demais bebidas e ainda sobre como montar um bar em casa. Sempre gostei de fazer drinks e coquetéis para meu consumo e dos meus amigos e com o tempo percebi que alguns itens são fundamentais para se ter sucesso nesta empreitada. No post de hoje iremos discutir estes itens básicos e, nas próximas semanas, entramos em detalhes sobre como podemos ampliar este arsenal.

como montar um bar em casa
Bar aqui de casa… “Em construção”

Como dica inicial, alguns pontos são fundamentais. Primeiramentepreze pela qualidade das bebidas que compões o seu bar. Um mesmo drink, feito com a mesma técnica, pode ter resultados bem distintos em função da qualidade da matéria prima utilizada. Um exemplo clássico disto é a nossa famosa caipirinha. A qualidade da cachaça utilizada pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de seu coquetel, bem como da sua fama como barman… :)

Outro ponto importante: Procure conhecer cada bebida para tirar o maior proveito na concepção ou montagem de um coquetel. Não basta apenas misturar as bebidas… As quantidades adequadas valorizam o resultado final e despertam o que há de melhor em cada uma.

Dicas à parte, vamos para a nossa lista (e algumas sugestões de drinks clássicos também).

Vodka

vodkas

Item essencial para qualquer bar, devido à sua flexibilidade no uso. Como normalmente não tem sabor pronunciado, além de ser consumida pura também se encaixa com perfeição em drinks que misturem outros licores de sabor mais forte ou mesmo frutas. Existem também as vodkas saborizadas (exploradas com ênfase pela marca Absolut), que já trazem em sua composição essências e sabores adicionais como limão, café e chocolate, entre outros.

Drinks clássicos: Screwdriver, caipiroskas, Cosmopolitan

Rum

rum

Outro coringa no bar, o rum está presente em diversos drinks clássicos. Encontramos duas variações básicas aqui no Brasil que são o carta branca (ou prata) e o carta ouro. Em inglês normalmente são descritos como light e dark rum, respectivamente. O rum carta branca é comumente mais utilizado para a composição de drinks.

Drinks clássicos: Mojito, Cuba Libre, Piña Colada

Gin

gin

Ame-o ou deixe-o. Esta é uma definição bem aplicável ao gin. Seu sabor seco e forte pode não agradar a todos, porém com certeza contribui para a composição de drinks sensacionais e bem diversificados. Prefira as marcas mais clássicas como Tanqueray, Bombai ou Beefeater.

Drinks clássicos: Dry Martini, Negroni, Gin & Tonic

Tequila

Tequilas

A bebida mais popular do México não poderia faltar em nosso bar. Também presente em apresentações distintas (Plata, Oro, Reposado, Añejo e Extra añejo), a tequila pode tanto ser consumida pura quanto como base de outros drinks. Um fato interessante é que no nome Tequila é uma determinação de origem (referente a uma região específica do México), assim como acontece com a Champagne.

Drinks clássicos: Margarita, Long Island Iced Tea

Whiskey

whiskey

Amado por muitos, o whiskey compõe um mundo à parte que merece um (ou vários) posts sobre o assunto. Focando apenas na composição do bar, saliento que devemos pelo menos duas variações para estarmos devidamente “armados”: uma garrafa de Scotch (p. ex. Johnnie Walker)  e uma de Bourbon (p. ex. Jim Bean).

Drinks clássicos: Mint Julep, Godfather

Cachaça

cacahca

Não podíamos fechar a lista sem este patrimônio nacional. Destilada da cana de açúcar, a cachaça é a bebida brasileira mais reconhecida internacionalmente. Recentemente, vários produtores brasileiros começaram a dar um aspecto mais “profissional” à preparação, promoção e apresentação da bebida, tornando-a um produto de alcance mais amplo e desmistificando que a mesma seja apenas um produto para consumo da classe mais pobre.

Drink clássico: Caipirinha

E aí, o que acharam da lista? Alguma sugestão?

Semana que vem continuamos com algumas idéias de bebidas que podem incrementar ainda mais seu bar caseiro.

Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Personalizados para festa infantil

Personalizados para festa infantil será o assunto do post de hoje. Acho que todo aniversário tem que ter um bolo gostoso e bonito para cantar parab ...

02/08/2016
Calcular quantidade por pessoa

Calcular quantidade por pessoa (comidas e bebidas) será o assunto do post de hoje. Calcular quantidade de alimento por pessoa certamente é um desafi ...

01/03/2019
Como receber À Americana

Como receber à Americana será o assunto do post de hoje. Continuando a série como Receber Bem, hoje teremos mais um post cheio de dicas e informaç ...

19/06/2018

Parcerias