Mesa principal

Arrumar a mesa para receber seus convidados – Receber bem em casa

A dica desta terça-feira será Arrumar a mesa para receber seus convidados, serão uma série de posts que terá o nome de Receber bem em casa (você o encontrará no menu UMA COZINHA DE IDEIAS). Como é um assunto extenso e acredito que de interesse de vários leitores, falarei sobre ele em alguns posts das terças-feiras que é o dia de dicas.

Vou começar o assunto falando sobre a  Arrumação da mesa, pois acredito que este requisito seja o diferencial na hora de receber alguém em nossa casa. Confesso que até hoje tenho dúvidas sobre a disposição dos talheres, copos e taças e por isso sempre consulto um caderno de receitas que tenho. Nele, as primeiras páginas são dicas diversas que me ajudam muito (quem tiver interesse neste caderninho clique aqui). 

Hoje falarei como arrumar uma mesa para o almoço ou jantar para receber seus convidados.

Dividirei em passos para facilitar:

  • Veja se a toalha está bem passada. No caso de um jantar informal, você pode usar um jogo americano.
  • Se você tiver um espaço maior em sua mesa, pode colocar um arranjo com flores ou garrafinhas (muito usado ultimamente) com água e flores naturais. Lembrando que elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e no estilo. Sugiro que escolham flores com os caules curtos para não impedir que os convidados se vejam e atrapalhe o bate papo. Eu tenho umas rosinhas de metal que comprei em uma cidadezinha aqui de Minas (Resende Costa) que uso muito para decorar. Então, vale a criatividade! Ah, e se o jantar for romântico (na sexta terá um post desse tema, já que domingo é dia dos namorados), cabe decorar com velas.
  • O prato deve ser colocado a cerca de dois dedos da mesa, pois assim impedirá que o alimento caia fora do prato.Mesa 1
  • Os guardanapos podem estar do lado esquerdo ou em cima do prato vazio. Gosto muito de colocar sobre o prato, pois amo as argolas para guardanapos de pano (até fiz um post no passado sobre as que eu tinha, se quiser ver clique aqui, hoje tenho outras que amo tanto quanto as minhas antiguinhas) e acho que elas complementam a decoração da mesa. Observação: se você não tem guardanapo de pano, não fique triste, use de papel com algumas dobras legais que também ficará ótimo (prometo que dobras de guardanapo de papel será o assunto de outro post desta série).
  • Se o jantar ou almoço for começar com sopa, o prato fundo deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele.
  • Se a entrada for uma salada ou um petisco, o pratinho para o convidado servir-se deverá ser colocado à esquerda do prato raso ou dentro dele, com o guardanapo em cima.

Mesa 2

 

Mesa 3

  • Os copos ficam um pouco acima do prato, do lado direito. Da esquerda para a direita, a ordem é esta: copo de água, uma taça para vinho tinto e outra menor para o vinho branco (se for servir algum deses). Se houver champanha, a taça deverá ficar atrás dos copos, ao centro, levemente para a direita. Agora se for servir cerveja (como acontece aqui normalmente), coloque somente a taça ou copo de cerveja acima do prato do lado direito.

Mesa 4

 

Mesa 5

  • Os talheres são colocados na ordem que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. Facas e colheres  são colocados do lado direito; garfos, do lado esquerdo.
  • A lâmina da faca fica voltada para o lado de dentro, em direção ao prato.
  • Os talheres de sobremesa são arrumados acima do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para o lado direito. Em seguida, o garfo com o cabo para a esquerda no sentido inverso. Por último, a colher, também invertida, com o cabo para a direita.

Mesa 6

 

 

Resumo Tilibra

 

Espero que gostem das dicas e que sejam úteis.

Semana que vem tem mais!!!

Beijinhos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado