Broa de Fubá 5 copos da Marinalva


  • 12/01/2016
Broa de fubá 5 copos será a receita do post de hoje.
Amo um bolinho no lanche da tarde e um bolo de fubá como este é perfeito. Comi na casa da minha amiga Milecia em nosso primeiro encontro este ano na casa dela.
É um bolo super fácil de preparar, que leva poucos ingredientes, que fica pronto rapidinho e que é mega fofinho e saboroso.
A receita é uma adaptação da D. Marinalva (mãe da Milecia), pois ela reduziu a quantidade de óleo da receita e para mim, ficou perfeito.
O nome da receita é 5 copos, mas a medida não precisa ser em copos, na verdade, é necessário que seja a mesma medida para todos os ingredientes, não importando se é copo (americano ou duplo) ou xícara de chá. Como tenho o costume de usar meu medidor que corresponde a xícara de chá, vou descrever a receita como xícara.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite ( a Milecia disse que já usou leite sem lactose e ficou perfeito)
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

 Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes (exceto o fermento) até que fique homogêneo (a massa ficará parecendo um sorvete derretido, super cremoso). Quando estiver bem cremosa, acrescente o fermento e misture delicadamente até que esteja incorporado em toda a massa. Despeje em uma forma  previamente untada e coloque para assar em forno previamente aquecido (coloque o forno para aquecer quando for começar a fazer o bolo) a 180 graus por aproximadamente 20 minutos ou até que o bolo esteja corado.

Observações:

  1.  Mi usou uma forma redonda com furo no meio, a tradicional de pudim.
  2. Faça o teste do palito ou do garfo para saber se o bolo está assado. Após corado, espete um dos dois para saber se já está assado, caso saia sujo, o bolo ainda não está pronto.
  3. Pode ser deito em uma forma retangular mais alta de aproximadamente 30cm, pois cresce bastante.
Broa de Fubá

 

Espero que gostem da receita como eu gostei!
Beijinhos!!!
Comentários
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Posts relacionados


Dica da Isabela Leroy

Já que acabamos de falar de morangos, minha amiga Isabela Leroy me mandou um e-mail com várias dicas e dentre elas uma sobre como tirar os cabinhos ...

29/02/2012
Pão de queijo fácil

Pão de queijo fácil será a receita do post desta segunda-feira e foi enviada pela leitora Viviane. Ela fez para as crianças dela e eles amaram e ...

24/10/2016

Parcerias