Risoto de Presunto Parma

risoto presunto parma
Recomendo este risoto para um momento especial e que requer um sabor muito bom. Fiz a pedido do maridão que gosta muito de presunto parma e confesso que fiquei surpresa com o sabor. Recomendo!!!
Ingredientes para 3 porções:
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz para risoto (conhecido como arroz arbóreo)
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco
700 ml de caldo de carne (eu tinha um caldo de carne congelado, mas se não tiver, misture 1 ou 2 caldo de carne em 700 ml de água e ferva)
Sal a gosto
6 fatias de presunto parma picadinho
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres (sopa) bem cheias de queijo parmesão fresco ralado (recomendo que seja um queijo bem fresco para que fique mais cremoso).
Modo de preparo:
Frite a cebola com o azeite, acrescente o arroz e misture-o até que esteja levemente dourado. Abaixe o fogo e acrescente o vinho. Quando o álcool evaporar, adicione  o caldo de carne aos poucos. Cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo sempre, até atingir o ponto al dente. Acerte o sal se achar necessário e deligue o fogo. Coloque a manteiga, misture até incorporar, em seguida, acrescente o queijo e misture até que derreta. Sirva em seguida.

Dicas:

  1. Este risoto fica ótimo acompanhando uma carne de boi ou porco grelhada, assada ou mesmo feita em panela de pressão como esta. Se for fazer uma carne na pressão, aumente a quantidade de caldo para aproveitá-lo no risoto.
  2. Como é um risoto de sabor mais forte, recomendo harmonizá-lo com um vinho tinto de sua preferência. Gosto muito do Carbenet Sauvignon .
Espero que gostem.
Beijinhos!!!

One thought on “Risoto de Presunto Parma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado