Limão Siciliano

O último risoto que fiz (Risoto ao limão), usei o limão siciliano que acho lindíssimo e de um sabor sem igual. Pesquisei um pouco sobre esta preciosidade e encontrei o seguinte: 
 
 Espécie da família das rutáceas, o limoeiro siciliano (Citrus limonum ou Citrus limonia) pertence ao gênero citrus. Os frutos têm suco ácido, aromático, de cor amarelo-clara. A casca, também muito aromática, é verde-clara ou amarela quando o fruto amadurece. Os portugueses o trouxeram para o Brasil. Hoje é amplamente cultivado no norte da África, Itália e Espanha. A produção de limão siciliano no Brasil é pequena. Boa parte do que se encontra no mercado vem de fora. Na culinária, entra em marinadas e molhos para salada. Com o suco se fazem ainda geléias, sorvetes, coquetéis, cremes, recheios. Em toda a Itália são famosos os licores e as granitas produzidos com o limão. A casca pode ser usada em compotas e conservas salgadas. O limão entra finalmente em marinadas para carnes grelhadas ou assadas” Fonte.
 
Enfim, agora entendo porque ele não é baratinho como o limão Taiti. Mas apesar do preço (que fica em torno de R$7,00 o kg), vale a pena usá-lo em algumas receitas que requerem um sabor especial. 
 
 
Beijinhos!!!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado