Pão de legumes

Essa receita peguei no site Mais Você, pois estava com vontade de comer um pãozinho caseiro que fosse bem gostoso. Brinquei até com essa massa e fiz pãezinhos de diversas cores e recheios que ficaram ótimos. Como rende, assei todos e congelei a maioria. Sempre que estava com vontade de comer, retirava alguns do freezer colocava por 10 minutinhos no forno (temperatura mínima) e tinha pãezinhos novinhos e quentinhos. Recomendo 100% .
Ingredientes:
1 1/2 tablete de fermento para pão (usei 1 sachê de fermento biológico em pó – é 1 sachê para 1kg de farinha de trigo)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga derretida
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de polpa de cenoura (ou 4 folhas de couve manteiga ou 1 beterraba grande)
5 xícaras (chá) de farinha de trigo (+/-)
óleo para untar
1 ovo ligeiramente batido para pincelar
Sementes de linhaça e gergelim para polvilhar (não coloque nenhum dos dois e deu certo)
Modo de preparo:
Para fazer as polpas: estas devem ser  utilizadas separadamente para cada receita.
  1. A cenoura e a beterraba devem ser cozidas separadamente e com pouca água antes de serem batidas no liquidificador.
  2. As folhas de couve manteiga são rasgadas e batidas com água.
A massa:
Numa tigela misture fermento para pão e açúcar até que o fermento dissolva. Junte manteiga derretida, óleo, sal e polpa de cenoura (ou de couve ou de beterraba) e aos poucos misture farinha de trigo (se necessário coloque mais farinha de trigo até dar o ponto da massa, que deve desgrudar da vasilha mas não pode endurecer). Tem que sovar bem para que o pão fique macio. Deixe a massa descansar por +/- 1 hora ou até crescer coberto com papel filme. Com as mãos, retire pequenas poções da massa e forme bolinhas e coloque numa assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Pincele 1 ovo ligeiramente batido, salpique sementes de linhaça e gergelim e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho (sempre coberto com um pano de prato). Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 20 a 30 minutos.
Faça a mesma mistura com as outras polpas.
Dicas:
  1. Para moldar o pão trançado: divida cada massa em 3 partes. Faça rolinhos e junte as pontas das massas e trance (como uma trança).
  2. Para moldar o pão arco-íris: com o auxílio de um rolo, abra cada massa sobre uma superfície. Coloque as massas uma sobre a outra e enrole como se fosse um rocambole.
  3. Pode ser feito em formato de bolinha recheada (opcções de recheio: queijo, linguiça calabresa, presunto e queijo, frango, entre outros mais). Esta é uma ótima opção para os aniversários de crianças. Assim eles comerão pãezinhos de legumes achando super bacana por causa do colorido.
OBS: como é uma receita mais antiga não tirei foto dos pãezinhos. Foto do site Mais Você.
Espero que gostem.
Beijinhos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado