Lombo recheado

Lombo assado e recheado com pêssego em calda

A algum tempinho estava combinando de receber um casal de amigos aqui em casa (Adriana e Paulo) e nunca dava certo (ou ela desmarcava por algum imprevisto ou eu desmarcava). Sábado foi o grande dia e quis caprichar no jantar (a mesa até mostrei no post anterior). Renato que encontrou essa receita  sendo preparada pelo Jaime Oliver. Confesso que não estava colocando muita fé, pois achei trabalhosa e que o sabor não ficaria muito bom e para minha surpresa…
Ingredientes:
1,5 kg de lombo de porco, com a pele
1 molho de tomilho
1 cabeça de alho
200g de manteiga
1 lata de pêssegos em calda (ou 2 latas pequenas)
Sal
Pimenta-do-reino preta
15 fatias finas de bacon
1 copo de vinho branco
1 copo de água ou caldo de carne
1 colher de sopa de farinha de trigoModo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 220°C. Faça cortes na pele do porco com distâncias de 1cm entre eles. Vire a carne e corte uma espécie de ‘bolso': um corte profundo o bastante para colocar o recheio, mas deixando uma sobra nas duas estremidades da carne e sem atravessar para o outro lado do lombo. Veja no vídeo como fazer.
Pique metade do tomilho e um dente de alho. Com as mãos, amasse os temperos com a manteiga e metade dos pêssegos. Acrescente sal e pimenta. Coloque a mistura da manteiga no ‘bolso’ do lombo de porco e feche a abertura. Cubra a parte da abertura com as fatias de bacon. Amarre a carne em três ou quatro pontos com barbante.

Vire a carne com a parte da pele para cima e coloque numa assadeira. Em torno da carne coloque o restante dos pêssegos, dos dentes de alho, do tomilho e metade da medida de vinho. Esfregue sal e um pouco de azeite na pele, antes de levar o lombo ao forno. Deixe assar por uma hora, até que a pele fique dourada e crocante.

Ao fim de uma hora, retire o lombo de porco da assadeira e deixe descansando num prato por 15 minutos, enquanto você prepara o molho.

Para o molho, remova o máximo possível de gordura da assadeira e coloque-a sobre fogo alto. Na assadeira, amasse o alho e acrescente uma colher de sopa de farinha. Misture bem e coloque a outra metade do vinho branco, mais um copo de água ou caldo de carne. Ferva e deixe reduzindo por alguns minutos. Acrescente sucos que tenham saído do lombo que ficou descansando, acerte o sal e sirva por cima do lombo fatiado.

Que MARAVILHA!!!
Pois é, agora recomendo 100% e o trabalho vale muito a pena, deixe o desânimo de lado e saboreie. Todos nós gostamos muito.
Caso queira ver o vídeo dele preparando o lombo clique aqui.
Beijinhos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado