Filé au Poivre com Cogumelos

Ja tenho essa receita a algum tempo e gosto muito, acho ela super chique!
Como a base da carne é pimenta, não recomendo esta receita para crianças ou mesmo adultos que não gostam de pimenta. Apesar de ser um pouco picante, é muito, muito saborosa.
Ingredientes:2 colheres (sopa) de pimenta do reino
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional)
4 bifes de filé mignon, picanha ou alcatra, com 170 a 250g cada, bem limpos
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
15g de manteiga
150g de champignons em fatias
2 colheres (sopa) de conhaque ou uísque
150ml de creme de leite fresco (usei o de caixinha diluído em 50ml de leite)
sal

Modo de fazer
1. Misture a pimenta-do-reino com a pimenta-calabresa e esfregue os dois lados dos bifes com essa mistura. Aqueça uma colher de sopa de óleo junto com a manteiga em uma frigideira pesada que possa acomodar os bifes em uma única camada.

2. Acrescente os cogumelos e frite em fogo moderado, mexendo e virando-os de vez em quando, durante 5 minutos, ou até que diminuam de tamanho. Aumente um pouco o fogo e deixe fritar até que o líquido dos cogumelos se evapore por completo e eles fiquem levemente dourados.

3. Com uma escumadeira ou espátula furada tire-os da frigideira e reserve. Coloque o resto do óleo na frigideira. Quando estiver bem quente, coloque os bifes e frite por 2 minutos de cada lado ou até ficarem bem dourados.

4. Continue a cozinhar até obter o ponto desejado (verifique apertando com os dedos). Retire os filés da panela sem deixar que esfriem. Tire toda a gordura da frigideira. Adicione o conhaque e deixe levantar fervura, mexendo e raspando as partículas do fundo.

5. Acrescente o creme de leite e deixe ferver novamente durante 1 minuto. Junte os cogumelos e aqueça-os de novo. Verifique o tempero e depois derrame esse molho sobre os filés.

Esta carne fica ótima com acompanhamento de arroz branco e vinho tinto.
Espero que gostem e saboreiem.
Beijinhos!!!
Essa receita é do livro A Arte da Cozinha Criativa / Norma MacMillan – Cia Melhoramentos. E a peguei aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado