Como cozinhar feijão na panela de pressão

feijão
Esse post é especialmente para duas mocinhas que irão se casar este ano. Ambas terão que assumir um lar e além de mulheres lindas, terão que ser administradoras e cozinheiras em alguns momentos. Mas, acredito que este post ajudará também a várias pessoas que penam para cozinhar aquele feijão de todo dia, que quando não queima, fica duro ou descorado.
Primeiríssimo passo:
A compra do feijão é muito importante, sempre compro o feijão carioca (é aquele marronzinho rajado). É importante observar o tamanho do feijão, sempre dê preferência para os grãos menores (eles são mais novinhos e ficam mais vermelhinhos quando cozidos).
Passo a passo:
  1. Em uma vasilha coloque a quantidade de feijão que pretende cozinhar. Lembrando que deste deverá ser retirado todas as pedrinhas e feijões estragados. Ou seja, nesta vasilha deve ser colocado o famoso feijão “catado”. Recomendo que meça a quantidade de feijão em copos para saber quanto de água irá colocar.
  2. Lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes, escorra-o e reserve.
  3. Pegue a panela de pressão, coloque o feijão e complete com água. Para cada copo de feijão é necessário colocar 5 copos de água. Importante: a água tem que ficar pelo menos 2 dedos abaixo da tampa da panela.
  4. Coloque o feijão para cozinhar em fogo alto e quando a panela começar “apitar”, abaixe o fogo, conte 30 minutos.
  5. Vencido o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Eu, como sempre estou com pressa, coloco a panela em baixo da torneira aberta até toda a pressão sair. É bom não ficar perto. Ah, dizem que isso estraga a borracha da panela, mas prefiro comprar borracha de vez em quando do que ficar esperando a panela esfriar.
  6. Como cada feijão mesmo sendo carioca é de um jeito, caso ele não esteja bem cozido, coloque mais um pouco de água, misture com uma colher limpa e coloque-o de volta em fogo baixo por mais 10 minutos aproximadamente.
Uma dica de como temperar o feijão:
Coloque 1 colher (sobremesa) de óleo em uma panela, 1 colher (café) bem cheia de tempero alho e sal, 2 conchas pequenas de feijão cozido e um pouco de água, caso o feijão esteja com pouco caldo. Deixe ferver um pouco e prove, caso esteja sem tempero pode colocar sal ou um caldo de bacon (fica muito bom). Deixe ferver mais um pouco e está pronto.
O feijão cozido pode ser armazenado para uso posterior. Basta apenas distribuir as porções em vasilhas plásticas e colocar no freezer.
Espero que este passo a passo seja bem útil.
Ainda não tem panela de pressão? Confira este modelo abaixo clicando neste link ou na figura abaixo. É a panela que uso em casa e recomendo!
panelapressao
Beijinhos!!!
Quer aproveitar a panela de pressão e preparar outras receitas? Então, veja estas:

52 thoughts on “Como cozinhar feijão na panela de pressão

  1. Nunca cozinhei feijão , hoje pela primeira vez, seguir suas dicas e o feijão já estar do fogo , vou esperar tomara que der um bom resultado kk! Obrigado ! Bjs

  2. Essa panela da Tramontina tem um grave defeito, ela tem problemas de fabricação e as válvulas não funcionam corretamente e está sendo um pesadelo para quem a adquiriu, uma sujeirama total…Eu dotonei com minha cozinha no primeiro uso.

    1. Boa tarde Rogério!
      Tenho ela a mais de ano e nunca tive problema com ela, pelo contrário a recomendo por ter gostado muito. Será que o problema não foi na panela que você comprou ou na quantidade de água que colocou na panela? Já tentou usá-la com menos água ou mesmo tentou trocá-la com o fabricante?
      Obrigada por comentar!

  3. Hoje,pela primeira vez cozinhei feijão na panela de pressão, e segui seus passos.
    Tô esperando perder a pressão para puder abrir rsrsrrs tomara q tenha dado certo. Bjos e obrigada .

  4. Ganhei uma panela de pressão e resolvi cozinhar um feijao hoje. Não sei dará certo porque coloquei o feijão com o tempero, um pedaço de carne do sol e calabresa. Daqui a pouco vou desligar e qdo sair a pressão vejo.o resultado e comento com vcs. Obrigado pela dica de como cozinhar feijão em panela de pressão.

  5. O feijão ficou muito gostoso. N coloquei sal pois na carne do sol ja tem bastante. Os grãos ficarão saborosos, no ponto. Temperei com . coentro, cebola, tomate, cebolinha, pimenta de cheiro sem os caroços, um cubo de caldo de carne e acrecentei a carne e
    do sol e a calabresa. Foi prático e ficou bom. Até outra receita Renata.

  6. Ganhei uma panela de pressão e resolvi cozinhar um feijao hoje. Não sei dará certo porque coloquei o feijão com o tempero, um pedaço de carne do sol e calabresa. Daqui a pouco vou desligar e qdo sair a pressão vejo.o resultado e comento com vcs. Obrigado pela dica de como cozinhar feijão em panela de pressão.

  7. Obrigada pela receita! Deu super certo, o feijão ficou bem cozido e bem suculento.. foi mto mais fácil do que imaginei haha Obrigada!:)

  8. É isso aí, valeu! Coloquei o feijão no fogo. Só achei a quantidade de água exagerada, mas enfim, a especialista aqui é você. Kkkkkkk. Faço parte do time dos homens na cozinha… Abraço!

  9. Sou idoso, viúvo, moro sozinho, suas dicas estão sendo muito importante para eu, quando eu tiver alguma dúvida, vou abrer o seu blog, e assim vou aprendendo também…Obrigado, wilson.

  10. Sou idoso, viúvo, moro sozinho, suas dicas estão sendo muito importante para eu, quando eu tiver alguma dúvida, vou abrer o seu blog, e assim vou aprendendo também…Obrigado, wilson.

  11. Otima dica. Moro no exterior e sinto muita falta do feijaozinho brasileiro dodia a dia. Maos a obra, preciso me virar. Obrigado

  12. Minha mãe saiu e eu fiquei com o feijão como tarefa. Vê se pode isso !? Nunca fiz feijão. Mas para tudo tem sua primeira vez!! Agora é só esperar os 30 minutos, espero que fique bom 😉 muito obrigado pelas dicas, foi muito útil, só não sei se vai ficar bom!! Rsrsrs beijos obrigado pelas dicas.

  13. Obrigada Robs,
    Valeu mesmo! Estava perdida por aqui (sou iniciante).
    Você sabe que eu contava com instruções no pacote de feijão, né? E não tem!
    Mas achei um carioquinha bem bonito e está no fogo, na panela de pressão!
    Beijos
    Marina

  14. Ficou uma delíciaaaaaaa! E meu marido adorou a surpresa porque era sempre ele que cozinhava o feijão em casa (eu tenho medo de panela de pressão! Ou melhor… tinha!)
    :)

  15. Nossa minha amiga, essa dica da panela de pressão…me salvou aqui em casa….
    Minha primeira vez com a panela de pressão..rsrs
    e graças á você, foi tudo sucesso…
    Obrigadoooo Ótimo Blog…

  16. Adorei Roberta!

    Só acho q para ser mais saudável, é melhor substituir o tempero alho e sal e o caldo de bacon por tempero fresco, para que não gosta de comer tempero como eu, pode-se bater tudo no liquidificador, cebola, tomate, pimentão, cebolinha, salsa com um pouquinho de água.

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado